OS TÍTULOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024838

Palavras-chave:

Literatura infantil; Títulos de livros; Paratextos; Leitura; Formação de leitores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a escolha dos títulos das obras literárias infantis O livro que lê gente, de Alexandre da Costa Gomes, Quem soltou o Pum?, de Blandina Franco, e A avó Amarela, de Júlia Medeiros. Parte-se do pressuposto de que o estranhamento semântico causado por esses títulos provoca a interação do leitor, levando-o a elaborar hipóteses acerca do conteúdo das obras e, posteriormente, convidando-o a realizar a leitura. Para tal análise, serão considerados três aspectos: a) o título como elemento paratextual; b) o título como porta de entrada para a narrativa; c) as conexões entre o título e o texto principal. A base teórica é composta, entre outros, por Genette (1986), Chevalier e Gheerbrant (2009) e Ramos (2011). A análise dos títulos das obras literárias infantis revelou a importância das escolhas relativas ao universo literário e o quanto as decisões do autor e/ou do editor implicam no processo de leitura e, de certo modo, na formação dos leitores. Além disso, observou-se que é fundamental ter sempre em conta tanto o poder das palavras e suas possibilidades interpretativas, quanto os jogos semânticos que o campo da literatura acolhe com tanta coerência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CEZAR, C. Z. C. (Des)localização do meio e outras rotas: trânsito entre meios. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/110005?show=full>. Acesso em 30 abril 2021.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder S. A., 1986.

FRANCO, B. Quem soltou o Pum? Ilustrações: José Carlos Lollo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.

GOMES, A. de C. O livro que lê gente. Ilustrações: Cris Alhadeff. São Paulo: Cortez, 2016.

LEVY, T. S. A experiência do fora em Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MATTOS, M.S.; RIBEIRO, P.F.N.; VIANNA, S. 2016. Capas e contracapas de livros ilustrados: espaços privilegiados de estratégias discursivas. Cadernos de Letras da UFF, 26(52): 349-372.

MEDEIROS, J. A avó Amarela. Ilustrações: Elisa Carareto. São Paulo: Ôzé Editora, 2018.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naiif, 2011.

RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte, Autêntica, 2011, 173 p.

Downloads

Publicado

2025-01-08

Como Citar

Arendt, J. C., & Savaris, M. (2025). OS TÍTULOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA. Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–12. https://doi.org/10.47249/rba2024838

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2023-12-20
Aceito em 2025-01-06
Publicado em 2025-01-08