OS TÍTULOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024838Palavras-chave:
Literatura infantil; Títulos de livros; Paratextos; Leitura; Formação de leitoresResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a escolha dos títulos das obras literárias infantis O livro que lê gente, de Alexandre da Costa Gomes, Quem soltou o Pum?, de Blandina Franco, e A avó Amarela, de Júlia Medeiros. Parte-se do pressuposto de que o estranhamento semântico causado por esses títulos provoca a interação do leitor, levando-o a elaborar hipóteses acerca do conteúdo das obras e, posteriormente, convidando-o a realizar a leitura. Para tal análise, serão considerados três aspectos: a) o título como elemento paratextual; b) o título como porta de entrada para a narrativa; c) as conexões entre o título e o texto principal. A base teórica é composta, entre outros, por Genette (1986), Chevalier e Gheerbrant (2009) e Ramos (2011). A análise dos títulos das obras literárias infantis revelou a importância das escolhas relativas ao universo literário e o quanto as decisões do autor e/ou do editor implicam no processo de leitura e, de certo modo, na formação dos leitores. Além disso, observou-se que é fundamental ter sempre em conta tanto o poder das palavras e suas possibilidades interpretativas, quanto os jogos semânticos que o campo da literatura acolhe com tanta coerência.
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Referências
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Aceito em 2025-01-06
Publicado em 2025-01-08