OS TÍTULOS LITERÁRIOS INFANTIS COMO MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024838Keywords:
Literatura infantil; Títulos de livros; Paratextos; Leitura; Formação de leitoresAbstract
The aims of this paper is to analyze the choice of titles for children's literary works O livro que lê gente, by Alexandre da Costa Gomes, Quem soltou o Pum?, by Blandina Franco, e A avó Amarela, by Júlia Medeiros. It is assumed that the semantic estrangement caused by these titles provokes the reader's interaction, leading him to elaborate hypotheses about the content of the works and, later, inviting him to carry out the reading. For this analysis, three aspects will be considered: a) the title as a paratextual element; b) the title as a gateway to the narrative; c) the connections between the title and the main text. The theoretical basis is composed, among others, by Genette (1986), Chevalier and Gheerbrant (2009) and Ramos (2011). The analysis of the titles of children's literary works revealed the importance of choices related to the literary universe and how much the author's and/or editor's decisions imply in the reading process and, in a certain way, in the formation of readers. Furthermore, it was observed that it is essential to always take into account both the power of words and their interpretative possibilities, as well as the semantic games that the field of literature embraces with so much coherence.
Metrics
References
CEZAR, C. Z. C. (Des)localização do meio e outras rotas: trânsito entre meios. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/110005?show=full>. Acesso em 30 abril 2021.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder S. A., 1986.
FRANCO, B. Quem soltou o Pum? Ilustrações: José Carlos Lollo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
GENETTE, G. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
GOMES, A. de C. O livro que lê gente. Ilustrações: Cris Alhadeff. São Paulo: Cortez, 2016.
LEVY, T. S. A experiência do fora em Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MATTOS, M.S.; RIBEIRO, P.F.N.; VIANNA, S. 2016. Capas e contracapas de livros ilustrados: espaços privilegiados de estratégias discursivas. Cadernos de Letras da UFF, 26(52): 349-372.
MEDEIROS, J. A avó Amarela. Ilustrações: Elisa Carareto. São Paulo: Ôzé Editora, 2018.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naiif, 2011.
RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte, Autêntica, 2011, 173 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2025-01-06
Published 2025-01-08