ARTICULAÇÃO ENTRE O JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS E A LEITURA LITERÁRIA

UMA RELAÇÃO POSSÍVEL NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025845

Palavras-chave:

Pré-Escola. Leitura Literária. Jogo de Papéis Sociais. Formação de Leitores. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender o trabalho pedagógico realizado na pré-escola referente à promoção da leitura literária articulada ao jogo de papéis sociais. O problema de pesquisa foi: como a ação docente no trabalho com a leitura literária pode contribuir para o desenvolvimento da leitura em crianças no nível de P5? A metodologia consistiu em pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com tratamento qualitativo dos dados fundamentados no Materialismo Histórico e Dialético, bem como na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontaram que a integração da literatura com o jogo de papéis sociais oferece uma ampla gama de narrativas que enriquecem as experiências das crianças em contato com a linguagem escrita.

 

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Gomes Granado Sanches, G., & Aparecida Pires Franco, S. . (2025). ARTICULAÇÃO ENTRE O JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS E A LEITURA LITERÁRIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR. Revista Brasileira De Alfabetização, (23), 1–17. https://doi.org/10.47249/rba2025845

Edição

Seção

Dossiê "Infância, literatura e escola"
Recebido em 2023-12-27
Aceito em 2024-09-10
Publicado em 2025-01-31