ESCRITA E ALTERIDADE: REVESES PARA A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.87Palavras-chave:
inclusão/exclusão, surdez, infância, alteridade, escrita, poder.Resumo
O artigo problematiza a atual política educacional na perspectiva inclusiva, no que se refere à surdez. Apresenta um estudo de caso na educação infantil, de cunho etnográfico, que evidencia a priorização da língua portuguesa em detrimento da LIBRAS e aponta para o não desenvolvimento das potencialidades dessas crianças, sem uma escuta sensível às suas manifestações, assim como cerceia a ampliação e fortalecimento das culturas infantis e das relações adulto-criança. Sob forte determinação da visão médica, esse modelo impõe aos surdos uma “normalização”, fundamentalmente através da aquisição da língua de maior prestígio, em contraposição à perspectiva antropológica da surdez. Na pesquisa realizada, os resultados apontam para uma dupla colonização da infância surda: a realizada pelos adultos e ouvintes.
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Aceito em 2016-06-20
Publicado em 2015-12-31