ESCRITA E ALTERIDADE: REVESES PARA A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

Auteurs

  • Heloisa Andreia de Matos Lins
  • Janaína Cabello
  • Maria Alice Castro Possidente

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.87

Mots-clés :

inclusão/exclusão, surdez, infância, alteridade, escrita, poder.

Résumé

O artigo problematiza a atual política educacional na perspectiva inclusiva, no que se refere à surdez. Apresenta um estudo de caso na educação infantil, de cunho etnográfico, que evidencia a priorização da língua portuguesa em detrimento da LIBRAS e aponta para o não desenvolvimento das potencialidades dessas crianças, sem uma escuta sensível às suas manifestações, assim como cerceia a ampliação e fortalecimento das culturas infantis e das relações adulto-criança. Sob forte determinação da visão médica, esse modelo impõe aos surdos uma “normalização”, fundamentalmente através da aquisição da língua de maior prestígio, em contraposição à perspectiva antropológica da surdez. Na pesquisa realizada, os resultados apontam para uma dupla colonização da infância surda: a realizada pelos adultos e ouvintes.

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2015-12-31

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de Matos Lins, H. A., Cabello, J., & Castro Possidente, M. A. (2015). ESCRITA E ALTERIDADE: REVESES PARA A INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(2). https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.87

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Reçu dans 2016-06-20
Accepté en 2016-06-20
Publié dans 2015-12-31