LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL
DOS LIMITES DE UMA PRESCRIÇÃO CURRICULAR AO DIREITO À LEITURA NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025897Palavras-chave:
Literatura infantil. Educação Infantil. Currículo.Resumo
Este artigo tenciona a prescrição da Base Nacional Comum Curricular referente à indicação de gêneros literários a ser objetos de práticas de leitura/escuta na Educação Infantil. O estudo é de natureza documental, cujo corpus de análise se constitui pelas habilidades do campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”. Os resultados apontam para uma limitada indicação de gêneros discursivos literários; habilidades que focam nas práticas de escuta do texto; falta de indícios de reflexões linguísticas elaboradas para além da observação da direção da escrita e da produção de texto espontâneo; assim como o não diálogo com os enunciados materializados nos textos. Por fim, a Base garante o direito ao acesso à cultura escrita, contudo, as interações dialógicas emergem de forma restrita.
Métricas
Referências
ANDRADE, Thales Castanho. Saudade. São Paulo: Cia. Paulista de Papéis e Artes Gráficas, 1920 [1919].
Ariès, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2º ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Prefácio de Roman Jakobson. Apresentação de Marina Yaguello. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1981.
BAKHTIN, M. M. (2016). Os gêneros do discurso [1952-1953]. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34.
BAPTISTA, Mônica Correia. Linguagens oral e escrita na base Nacional Comum Curricular para educação infantil. Revista do curso de pedagogia da Universidade Fumec. Ano XII, Nº18, 2017.
BAPTISTA, Mônica Correia. As crianças e o professor de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos campos da alfabetização e da educação infantil. Revista Brasileira de Alfabetização. Nº 16 (Edição Especial), 2022.
BELMIRO, Celia Abicalil. BAPTISTA, Mônica Correia. GALVÃO, Cristiene de Souza Leite. O texto ficcional e a experiência literária dos bebês. Nuances: estudos sobre educação, v. 28, nº 3, p. 43-63, Presidente Prudente-SP, 2017.
BILAC, Olavo; COELHO NETO. Contos pátrios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1929 [1904].
BOMFIM, Manoel; BILAC, Olavo. Através do Brasil. 23º ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931 [1910].
CASTRO, Lúcia Rabelo de. O futuro da infância e outros escritos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: Literatura: ensino fundamental/ Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18.
FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da psicologia. Petrópolis: Vozes, 2014.
GOULART, C. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Estatuto da Criança e do Adoslescente. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2024.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 1998.
Lei de diretrizes e Bases da Educação n. ° 12.796, de 04 de abril de 2013. CAMPOS, Maria Malta. A educação infantil como direito.
MATIOLLI, Olga Ceciliato. A infância através dos tempos: “bichinho de estimação” ao ser cidadão. In: Mudanças: psicoterapia e estudos psicossociais. v. 6, n. 10, São Bernardo do Campo: UMESP, 1998.
MAGNANI, Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: Literatura: ensino fundamental/ Coordenação, Aparecida Paiva, Fracisca Maciel, Rildo Cosson. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2010.
PAIVA, A. et al (Orgs). Literatura: saberes em movimento. Ceale: Autêntica, 2007.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: GRAPHIA, 1999.
SANTOS, A. SANTOS, J. N. Literatura Infantil Afro-brasileira: da leitura como produção de um sentido (não) multicolorido. REVELLI, Vol. 11. 2019.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2025-01-21
Publicado em 2025-08-23