A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA/O PROFESSORA/O ALFABETIZADORA/O
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025927Palavras-chave:
Alfabetização, Perspectiva Discursiva, Prática pedagógicaResumo
Neste artigo, apresentamos um estudo bibliográfico acerca da perspectiva discursiva de alfabetização, com base em Smolka (2008, 2023), Goulart (2019, 2020) e Colello (2014, 2021), a fim de refletirmos sobre as implicações pedagógicas de tal concepção para a prática pedagógica do professor alfabetizador. Para tanto, analisamos uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, buscando estabelecer as relações entre a perspectiva discursiva e o trabalho pedagógico dentro dessas aulas. Os resultados apontam para a necessidade de acolhermos práticas de ensino pautadas nos contextos reais de comunicação e interação para que, de fato, a alfabetização se concretize como o direito à livre expressão de um sujeito que aprendeu a significar o seu mundo.
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Aceito em 2024-07-29
Publicado em 2025-08-23