O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025928Palavras-chave:
língua portuguesa, perspectiva dialógica, ensino, intervenção, educação básicaResumo
Neste artigo, analisamos como o professor de língua portuguesa discursiviza o trabalho com a produção textual na educação básica realizado durante o período pandêmico. Como ancoragem teórica, utilizamo-nos de reflexões sobre língua/linguagem na perspectiva dialógica do discurso e de estudos sobre ensino de língua portuguesa e produção textual. Quanto à metodologia, o trabalho consistiu em uma pesquisa de campo, de natureza interventiva, realizada com alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. O material de análise consiste de diários de campo produzidos durante a atividade de intervenção. Os resultados da análise apontam que o professor discursiviza o trabalho com a produção textual em contexto pandêmico como uma atividade árdua e repleta de obstáculos e desafios.
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Aceito em 2025-08-21
Publicado em 2025-08-23