AVALIAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024938

Palavras-chave:

Língua de sinais, Aquisição de língua, Alfabetização, Avaliação de linguagem.

Resumo

As interfaces entre áreas da Educação e da Saúde beneficiam os Estudos Surdos e a comunidade surda. Uma das contribuições dessas áreas são os instrumentos de avaliação da língua de sinais e as possibilidades de uso desses instrumentos para o delineamento do perfil de alfabetização em língua de sinais e a identificação de possíveis desordens que o possam comprometer. O impacto de instrumentos de avaliação bem elaborados atinge os indivíduos surdos, alocando essas ferramentas como itens indispensáveis para a implementação das políticas linguísticas e educacionais, que têm sido desenvolvidas nos últimos anos para a comunidade surda brasileira. Este artigo apresenta e discute os estudos centrais do Brasil sobre avaliação baseada em língua de sinais e seu impacto na intervenção em língua de sinais atípica em contextos educacionais e clínicos. Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso de instrumentos de avaliação para a identificação dessas desordens e do momento do processo de alfabetização em que a pessoa surda se encontra. Tendo como início as contribuições da área da Saúde sobre aquisição, alfabetização e avaliação de linguagem, apresentase um instrumento de avaliação já aplicado na interação entre clínica e escola

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Barbosa, F. V., & Neves, S. L. G. (2024). AVALIAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA DE SINAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024938

Edição

Seção

DOSSIÊ
Recebido em 2024-06-04
Aceito em 2024-06-04
Publicado em 2024-06-07