ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

INTERLOCUÇÕES COM RELATÓRIOS FÔNICOS INTERNACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025940

Palavras-chave:

Alfabetização, Método fônico, Consciência fonológica, Perspectiva discursiva de alfabetização

Resumo

O artigo objetiva analisar posturas que fundamentam o ensino da língua escrita, confrontando o método fônico à luz do referencial discursivo de língua. Examina os documentos National Reading Panel (2000) e National Early Literacy Panel (2009) que figuram, para o movimento fônico brasileiro, como referência em pesquisas em alfabetização, trazendo suposta legitimidade a esta perspectiva. A nova configuração do movimento fônico é apregoada como um método baseado em evidências, em acordo com rigorosos padrões científicos utilizados em outros países. Embora se possa comprovar a estreita relação entre concepções dos pesquisadores fônicos do Brasil e do exterior, é certo que os documentos estudados são mais cautelosos que os nacionais, evitando a defesa radical em prol do método fônico.

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Biografia do Autor

Rebeca Szczawlinska Muceniecks, UFPR

Professora Dra. do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Silvia M. Gasparian Colello, Faculdade de Educação USP

Docente Sênior do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

Muceniecks, R., & Mattos Gasparian Colello, S. (2025). ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL : INTERLOCUÇÕES COM RELATÓRIOS FÔNICOS INTERNACIONAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025940

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-06-28
Aceito em 2025-08-18
Publicado em 2025-08-23