ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
INTERLOCUÇÕES COM RELATÓRIOS FÔNICOS INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2025940Palavras-chave:
Alfabetização, Método fônico, Consciência fonológica, Perspectiva discursiva de alfabetizaçãoResumo
O artigo objetiva analisar posturas que fundamentam o ensino da língua escrita, confrontando o método fônico à luz do referencial discursivo de língua. Examina os documentos National Reading Panel (2000) e National Early Literacy Panel (2009) que figuram, para o movimento fônico brasileiro, como referência em pesquisas em alfabetização, trazendo suposta legitimidade a esta perspectiva. A nova configuração do movimento fônico é apregoada como um método baseado em evidências, em acordo com rigorosos padrões científicos utilizados em outros países. Embora se possa comprovar a estreita relação entre concepções dos pesquisadores fônicos do Brasil e do exterior, é certo que os documentos estudados são mais cautelosos que os nacionais, evitando a defesa radical em prol do método fônico.
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Aceito em 2025-08-18
Publicado em 2025-08-23