EDUCOMUNICAÇÃO OU ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2025955

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática e Informacional, Educomunicação, Surdez, Professores surdos, linguagem audiovisual

Resumo

O artigo discute o termo utilizado pela Unesco sobre a interface entre Educação e Comunicação como também o conceito de Educomunicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e com observação participante. Como referência teórica, utiliza a concepção bakhtiniana de linguagem, a produção de textos audiovisuais e o cinema como enunciado. Constata que a terminologia “Alfabetização Midiática e Informacional” serve a uma concepção utilitarista do processo de produção audiovisual no contexto escolar. Ao contrário, a concepção de Educomunicação dialoga com a proposta bakhtiniana pela defesa da produção de sentidos na interface entre Educação e Comunicação, fundamentada em alteridade e dialogismo. 

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Publicado

2025-08-23

Como Citar

Gutierrez, E., Schwartz, C. M., & Gutierrez Rodrigues, E. (2025). EDUCOMUNICAÇÃO OU ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL?. Revista Brasileira De Alfabetização, (23). https://doi.org/10.47249/rba2025955

Edição

Seção

ARTIGOS
Recebido em 2024-10-22
Aceito em 2025-08-14
Publicado em 2025-08-23