CELEBRANDO POSSIBILIDADES LEITORAS: AS CRIANÇAS NECESSITAM, PODEM E APRECIAM LER JÁ DESDE A PEQUENA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.178Keywords:
Dificuldades de aprendizagem. Educação infantil. Ato de ler em ações e gestos embrionários.Abstract
Trata-se de texto-base, intitulado igualmente, como palestra proferida em evento científico destinado à temática das dificuldades de aprendizagem e à escola da infância. Inicialmente trato das questões relativas ao endereçamento de minha voz, bem como dos comentários que antecipam o desafio do ensaio reflexivo proposto: deslocar o debate delimitado na centralidade das “dificuldades” e do “produto” para focar as “potencialidades” e o “processo”. Na sequência, referendo meus apontamentos argumentativos ancorados nos pressupostos científicos da escola vigotskiana e na perspectiva bakhtiniana, defendo o aprendizado do ato de ler como prática histórica e culturalmente constituída, inclusive já na pequena infância em gestos e ações embrionárias desse capacidade e atitude humana, que leva à compreensão leitora e contribui para a formação do pequeno leitor. Finalizo pontuando a necessidade de repensarmos nossas concepções acerca da temática esboçada.Metrics
References
ARENA, D. B. Leitura no espaço da biblioteca escolar. In: SOUZA, R. J. de (Org.). Biblioteca
escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado de Letras,
p. 157-185.
______. Nem hábito, nem gosto, nem prazer. In: MORTATTI, M. R. (Org.). Atuação de
professores. Araraquara: JM, 2003. p. 53-61.
______. Para aprender a ler na primeira galáxia de Gutenberg (ou para entrar na segunda).
In: ENCONTRO NACIONAl DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE. 12. 2004.
Curitiba. Anais... Curitiba, 2004. V. 1. p. 7567-7577.
ARENA, D. B. Para ser leitor no século XXI. In: SOUZA, A. C. (Org.). Nas teias do saber:
ensaios sobre leitura e letramento. Presidente Prudente, SP: Meioimpresso, 2005. p. 21-30.
______. Bakhtin e alfabetização. Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de
Santa Maria. v. 17. n. 160, p. 71-89, 1992.
______. A leitura no início da escolaridade: ouvir e ver. 1996. 186 f. Tese (Doutorado em
Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.
BAJARD, E. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez,
______. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.
______. Nova embalagem, mercadoria antiga. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32,
p. 493-507, set/dez. 2006.
______. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
______. Formas e sentido: cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 2003.
FOUCAMBERT, J. A. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.
______. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
______. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental.
Curitiba: Editora UFPR, 2008.
GIROTTO, C. G. G. S. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em
constituição na infância. Tese de Livre-docência. Universidade Estadual Paulista. FFC.
Unesp. Campus de Marília, 2006a. 290p.
______
. Memórias de uma “professora de professora”: os sentidos de minhas
aprendizagens. Memorial. Livre-docência. Universidade Estadual Paulista. FFC. Unesp.
Campus de Marília, 2006b, 194p.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 2, 1993.
______. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 3, 1995.
______. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 4, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2017-07-04
Published 2016-07-31