CELEBRANDO POSSIBILIDADES LEITORAS: AS CRIANÇAS NECESSITAM, PODEM E APRECIAM LER JÁ DESDE A PEQUENA INFÂNCIA

Authors

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.178

Keywords:

Dificuldades de aprendizagem. Educação infantil. Ato de ler em ações e gestos embrionários.

Abstract

Trata-se de texto-base, intitulado igualmente, como palestra proferida em evento científico destinado à temática das dificuldades de aprendizagem e à escola da infância. Inicialmente trato das questões relativas ao endereçamento de minha voz, bem como dos comentários que antecipam o desafio do ensaio reflexivo proposto: deslocar o debate delimitado na centralidade das “dificuldades” e do “produto” para focar as “potencialidades” e o “processo”. Na sequência, referendo meus apontamentos argumentativos ancorados nos pressupostos científicos da escola vigotskiana e na perspectiva bakhtiniana, defendo o aprendizado do ato de ler como prática histórica e culturalmente constituída, inclusive já na pequena infância em gestos e ações embrionárias desse capacidade e atitude humana, que leva à compreensão leitora e contribui para a formação do pequeno leitor. Finalizo pontuando a necessidade de repensarmos nossas concepções acerca da temática esboçada.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ARENA, D. B. Leitura no espaço da biblioteca escolar. In: SOUZA, R. J. de (Org.). Biblioteca

escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado de Letras,

p. 157-185.

______. Nem hábito, nem gosto, nem prazer. In: MORTATTI, M. R. (Org.). Atuação de

professores. Araraquara: JM, 2003. p. 53-61.

______. Para aprender a ler na primeira galáxia de Gutenberg (ou para entrar na segunda).

In: ENCONTRO NACIONAl DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE. 12. 2004.

Curitiba. Anais... Curitiba, 2004. V. 1. p. 7567-7577.

ARENA, D. B. Para ser leitor no século XXI. In: SOUZA, A. C. (Org.). Nas teias do saber:

ensaios sobre leitura e letramento. Presidente Prudente, SP: Meioimpresso, 2005. p. 21-30.

______. Bakhtin e alfabetização. Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de

Santa Maria. v. 17. n. 160, p. 71-89, 1992.

______. A leitura no início da escolaridade: ouvir e ver. 1996. 186 f. Tese (Doutorado em

Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.

BAJARD, E. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez,

______. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

______. Nova embalagem, mercadoria antiga. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32,

p. 493-507, set/dez. 2006.

______. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CHARTIER, R. (Org.). Práticas da leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

______. Formas e sentido: cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 2003.

FOUCAMBERT, J. A. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.

______. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental.

Curitiba: Editora UFPR, 2008.

GIROTTO, C. G. G. S. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em

constituição na infância. Tese de Livre-docência. Universidade Estadual Paulista. FFC.

Unesp. Campus de Marília, 2006a. 290p.

______

. Memórias de uma “professora de professora”: os sentidos de minhas

aprendizagens. Memorial. Livre-docência. Universidade Estadual Paulista. FFC. Unesp.

Campus de Marília, 2006b, 194p.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 2, 1993.

______. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 3, 1995.

______. Obras escogidas. Madrid: Visor, v. 4, 1996.

Published

2016-07-31

How to Cite

Guizelim Simões Girotto, C. G. (2016). CELEBRANDO POSSIBILIDADES LEITORAS: AS CRIANÇAS NECESSITAM, PODEM E APRECIAM LER JÁ DESDE A PEQUENA INFÂNCIA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.178

Issue

Section

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA
Received 2017-07-04
Accepted 2017-07-04
Published 2016-07-31