ALFABETIZAÇÕES, LETRAMENTOS E LITERACIAS NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

UM LUME PARA A EDUCOMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020407

Palavras-chave:

alfabetização, literacia, educação, comunicação, educomunicação

Resumo

As alfabetizações aparecem pelo mundo contextualizadas de diferentes maneiras a partir de práticas e estudos que perpassam a cultura local e global. Quando relacionadas com Educação e Comunicação outros termos surgem em uma verdadeira profusão. Este artigo apresenta caráter bibliográfico e está organizado de modo a compreender tais termos que existem e envolvem alfabetização, letramento e literacia na perspectiva da Educação e Comunicação. Isso serve como ponto da partida para percepções primeiras sobre a Educomunicação. Por fim, evidencia-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas aos aspectos pedagógicos da Educomunicação que possibilitem a compreensão da sua contribuição no processo de alfabetização e suas diferentes narrativas.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e escola: aproximações e distanciamentos. XXV Congresso Brasileiro de

Ciências da Comunicação – Salvador/BA, set., p.1-22, 2002. Disponível em <http://www.portcom.intercom.org.

br/pdfs/15999749417050870364241954281402151688.pdf> Acessos em 21 abr. 2020.

BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial,

BARTLETT, Lesley; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Aproximações entre a concepção de

alfabetização de Paulo Freire e os Novos Estudos sobre Letramento. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf,

Vitória, ES, v. 1, n. 1, p. 227-236, jan./jun. 2015.

BUCKINGHAM, David. Digital Media Literacies: rethinking media education in the age of the Internet. Research

in Comparative and International Education, v. 2, n. 1, p.43-55, 2007.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009.

ESHET-ALKALAI, Yoram. Digital Literacy: a conceptual framework for survival Skills in the Digital Era. Jl. of

Educational Multimedia and Hypermedia, 2004, 13(1), p.93-106.

FERREIRO, Emília. Alfabetização e cultura escrita. Revista Nova escola, n. 162, maio 2003. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/emilia-ferreiro-alfabetizacao-e-cultura-escrita/> Acessos em 21 abr.

FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.

GABRIEL, Rosângela. Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura. Revista

Prâksis, Novo Hamburgo, a. 14, v. 2, p.76-88, jul./dez. 2017.

GARCÍA-MORENO, Maria Antonia. As tecnologias da informação e comunicação no contexto da alfabetização

digital e informacional. In: CUEVAS, Aurora; SIMEÃO, Elmira (Coords.). Alfabetização informacional e inclusão

digital: modelo de infoinclusão social. Brasília: Thesaurus, 2011. p.39-53.

GARCIA-RUIZ, Rosa; GOZALVEZ PEREZ, Vicent; AGUADED GOMEZ, J. Ignacio. La competencia mediática

como reto para la educomunicación: instrumentos de evaluación. Cuad.inf., Santiago, n. 35, p. 15-27, 2014.

GILSTER, Paul. A New Digital Literacy: A Conversation with Paul Gilster. Educational Leadership, v.55, n.3,

p.6-11, nov. 1997. Entrevista concedida a Carolyn R. Pool. Disponível em <http://www.ascd.org/publications/

educational-leadership/nov97/vol55/num03/A-New-Digital-Literacy@-A-Conversation-with-Paul-Gilster.aspx>

Acessos em 21 abr. 2020.

GIROUX, Henry. A. Introdução: a alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo;

MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. p.

-77.

HUERGO, Jorge A. Comunicación/Educación: Itinerarios transversales. 2000. Disponível em

sedguaviare.gov.co/attachments/426_Comunicaci%C3%B3n%20Huergo%20(1).pdf> Acessos em 2 jun. 2019.

KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto (Org.) Educomunicação: para além do

0. São Paulo: Paulinas, 2014. p. 59-78.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación (el comunicador popular). La Habana: Editorial Caminos, 2002.

LOSTADA, Luaro Roberto; SOUZA, Edemilson Gomes de. Educomunicação e Protagonismo Juvenil. Interfaces

da Educ., Paranaíba, v.7, n.20, p.140-158, 2016. Disponível em <https://periodicosonline.uems.br/index.php/

interfaces/article/view/1233/1102> Acessos em 01 ago. 2020.

MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

SARTORI, Ademilde Silveira; GARCEZ, Ana Flávia; LINO, Fernanda da Silva; SILVA, Isabela Rosa da; SOUZA,

Kamila Regina de; MARTINI, Rafael Gué; SCHNELL, Roberta Fantin; VIEIRA, Wanessa Matos. A Educomunicação

na promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na FAED/UDESC. In: MARTINS, Rosa

Elisabete Militz Wypyczynski; DIAS, Julice (Orgs.). Percursos das ações extensionistas da FAED/UDESC - 2018-

Campo Grande: Editora Inovar, 2020. p. 14-27. Disponível em <https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_

cpmenu/2986/E_BOOK_EXTENS_O_FAED_15960547544765_2986.pdf > Acessos em 01 ago. 2020.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo.

Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; PRANDINI, Paola Diniz (Orgs.). Educomunicação,

transformação social e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e

Profissionais em Educomunicação, 2020. Disponível em <https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/

portal/catalog/book/25> Acessos em 01 ago. 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017a.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão de métodos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2017b.

SOUZA, Kamila Regina de. Os desenhos animados e a Prática Pedagógica Educomunicativa na Educação

Infantil: uma aventura dialógica no estágio curricular. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em

Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2017.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na

educação. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | Número 13 - 2020 120

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos

superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Reginaldo, T. (2020). ALFABETIZAÇÕES, LETRAMENTOS E LITERACIAS NA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO : UM LUME PARA A EDUCOMUNICAÇÃO . Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 107-120. https://doi.org/10.47249/rba2020407

Edição

Seção

TEMA LIVRE