A AUTORIA NO PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM MEIO DIGITAL
A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021453Keywords:
Pandemia, Alfabetização, Autoria, Formação docenteAbstract
O artigo tem como objetivo discutir a questão da autoria docente a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia do Coronavírus no âmbito do Projeto de Extensão “A Parceria Escola e Universidade na alfabetização de crianças e na formação de alfabetizadores”. O texto traz relatos de extensionistas sobre suas experiências na produção de materiais audiovisuais para alfabetização, compartilhados com as escolas parceiras. Na análise da proposta, enfatizando o que revelam os relatórios dos extensionistas, destacam-se: 1) Implementação da proposta para um novo enfoque da extensão na pandemia; 2) Autoria e desafio dos extensionistas na produção dos materiais e nas próprias performances; 3) Acolhimento da proposta pela escola. As experiências transcritas aqui, analisadas sob a ótica da autoria, revelam uma prática formativa que caminha para o fortalecimento da autonomia e da liberdade de criação no processo de formação docente.
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Accepted 2021-03-15
Published 2021-07-04