ANTONIO DA SILVA JARDIM (1860-1891) E A DIVULGAÇÃO DO "NOVO E CIENTÍFICO" MÉTODO "JOÃO DE DEUS" PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020464Keywords:
Antonio da Silva Jardim; História do ensino inicial de leitura e escrita; História da Formação de professores; História da Educação., Antonio da Silva Jardim; History of teaching reading and writing; History of teacher education; History of Education.Abstract
Com o objetivo compreender o pensamento do professor Antonio da Silva Jardim (1860–1891) sobre o ensino da leitura e da escrita, enfoca-se, neste artigo, o documento Reforma do ensino da lingua materna (1884). Trata-se da versão impressa do resumo da conferência proferida por Silva Jardim, como professor da Primeira Cadeira – “Grammatica e Língua Nacional”, da Escola Normal de São Paulo. Embora menor em sua produção, a questão da leitura era parte integrante e importante das ideias de Silva Jardim para a nação brasileira pautada nos ideais da República. Para ele, a formação de professores deveria compreender a “parte pedagógica” e a “parte prática”, ou seja, a observarção e a aplicação do “novo” e “científico” método da palavração nas escolas primárias anexas a Escola Normal.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2020-12-01
Published 2020-12-03