BRANCA DE NEVE

POR QUE (NÃO) CONTA PRA MIM?

Autores

  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • José Nogueira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021475

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização. Programa Conta pra mim. Leitura.

Resumo

O artigo analisa a versão do conto Branca de Neve adaptada pelo Programa “Conta pra mim” do Ministério da Educação, refletindo sobre as construções discursivas modificadas da estória original, os valores estéticos e imposições ideológicas. Os resultados mostram que, numa sociedade conservadora como a brasileira, tanto a obra quanto seu entorno de produção suprimem elementos das versões clássicas em prol de posicionamentos ideológicos que não contemplam o objetivo ao qual se propõe. O estudo revela que há, nesta versão da Branca de Neve, uma simplificação e perda de recursos importantes para discussões, como a inserção de hábitos sociais indispensáveis em uma sociedade tolerante e o conhecimento de recursos linguísticos criativos como as figuras de linguagem e maior riqueza em descrições.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Santos, A. C. dos, & da Silva, J. N. . (2021). BRANCA DE NEVE: POR QUE (NÃO) CONTA PRA MIM?. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 200-215. https://doi.org/10.47249/rba2021475

Edição

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TEMA LIVRE