(DES) CONTINUIDADES NOS DOCUMENTOS FEDERAIS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PARA A ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de Lavras
  • Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022610

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Políticas Públicas, Governo Federal

Resumo

Tendo em vista a dimensão das políticas públicas de alfabetização no país, este texto tem duplo objetivo de apresentar os documentos norteadores das políticas e programas que abordam os temas alfabetização e letramento e abalizar alguns pontos de aproximação e distanciamento conceituais. Para o alcance dos objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir das legislações e dos materiais implementados nos últimos 20 anos para a partir deles, tecer as considerações e relações sobre o que significam para a Educação, com foco na alfabetização das crianças. O estudo aponta as rupturas e descontinuidades das ações propostas pelo Governo Federal, em parceria com Estados e Municípios, sobretudo no momento das disputadas eleitorais e trocas dos governos locais.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Rodrigues Cabral, G., Estefania Ruth Monteiro Barbosa, M., & do Carmo Vieira Goulart, I. (2022). (DES) CONTINUIDADES NOS DOCUMENTOS FEDERAIS NORTEADORES DAS POLÍTICAS PARA A ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO . Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022610

Edição

Seção

DOSSIÊ