LITERATURA INFANTIL COMO OBJETO MEDIADOR DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022626Keywords:
Children's literature, LiteracyAbstract
This article aims to bring some theoretical and practical reflections on the appropriation of the mother tongue through literacy practices and the process of literacy with the main mediating object being Children's Literature. Understanding language as a constitutive activity, the discussions proposed on the literacy theme are based on Bakhtin's Philosophy of Language, on the Historical- Cultural perspective of Vygotsky, Luria and Leontiev and on the methodology of Paulo Freire. To this end, we seek to bring some data from research completed as a research professor in a Postgraduate Program. Data were collected from a Child Education room and a Literacy room, in addition to the PNAIC project itself. The data show how much children's literature provides for the appropriation of different languages in children, making learning to read and write meaningful in the literacy process.
Metrics
References
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Editora Hucitec, 14 ed., 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Martins Fontes, 4 ed., 2003.
BASSO, Itacy S. O sentido e o significado do trabalho docente. Caderno Cedes, v.19, 1998.
COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education. USA, 24, p. 249–305, 1999.
COLINVAUX, Dominique. Aprendizagem e construção/constituição de conhecimento: reflexões teórico-metodológicas. Pro-Posições. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, v. 18, n. 3(54), p. 29-51, set./dez. 2007.
KLEIMAN, A.B.e ASSIS. J.A. (Orgs.) Significados e Ressignificações do Letramento, Campinas, SP, 2016.
FONTANA, Roseli A. Mediação pedagógica na sala de aula. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000. (Coleção Educação Contemporânea).
FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis… Martins Fontes, 1998.
FRANCHI, Carlos. Linguagem - atividade constitutiva, Revista do Gel, 2002.
FREINET, Célestin. O Método Natural III - a aprendizagem da escrita. 2.ed. Editorial estampa, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra, Paz e Terra, 4 ed.2006.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998. Mercado das Letras, 2016.
LIMA, C.N.M.F. e NACARATO, A.M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25 | n.02, p.241-266, ago. 2009 Acesso em 04 de abril de 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v.25n2/11.pdf
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard.; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. pp. 149-188.
VYGOTSKY, Liev. S. Obras Escogidas I, Visor, 1991.
VYGOTSKY, Liev. S. Obras Escogidas II, Visor, 1993.
VYGOTSKY, Liev. S. Obras Escogidas III, Visor, 1995.
VYGOTSKY, Liev. S. La Imaginación y el arte en la Infancia, 9, ed. AKAL , 2009
VYGOTSKY, Liev.; LURIA, Alexander; Leontiev, Alex. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 7. ed. Icone Editora, 2001.
VYGOTSKY, Liev. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Martins Fontes, 2001.
WERTSCH, James, et. all. Estudos socioculturais da mente. Tradução Maria da Graça Paiva e André Rossano Teixeira Camargo. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
UFSCar. Projeto desenvolvido na UAC gera livros produzidos pelas crianças. Disponível em: https://www.uac.ufscar.br/aconteceu-na-uac-1/2015. Acessado em: 03/04/2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2022-06-27
Published 2022-07-05