PRÁTICAS PRÉ-LEITORAS E O LETRAMENTO VISUAL COM CRIANÇAS SURDAS
TRABALHANDO COM AS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2024932Keywords:
Surdo, Língua de Sinais, Letramento visual, Práticas pré-leitoras, MuseusAbstract
Deaf children in the pre-reading stage can benefit from different visual literacy practices, including the relation with museum cultural objects using sign language communication. Museums are multisemiotic tools that enable qualified mediation with a focus on visual literacy. Considering these premises, the aim of this paper is to report on a set of experiences with visual literacy for deaf learners using the Brazilian Sign Language in museum spaces. Experience shows us that meaningful strategies for mediating cultural goods enhance the use of sign language, broaden deaf children’s worldview, and contribute to their literacy process.
Metrics
References
ARAÚJO, Cláudia Marina Tavares de; et al. Desenvolvimento Humano no Início da Vida: Aspectos Biopsicossociais.
In: QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester.; GOMES, Adriana Oliveira Camargo; SILVA, Hilton Justino (Orgs.).
Desenvolvimento da comunicação humana nos diferentes ciclos de vida. Barueri – SP: Pró-Fono, 2015. p. 13-20.
BAMFORD, Anne. The Visual Literacy White Paper. UK & Australia. 2003. Disponível em: <http://www.adobe.
com/uk/education/pdf/adobe_visual_literacy_paper.pdf > Acesso em: 20 jul. 2023.
BEZERRA, Francisca das Chagas; LEÃO, Wellington Carvalho de Arêa. Gêneros Textuais Multimodais:
Desenvolvendo Capacidades Leitoras por Meio do Letramento Visual. VII COGITE: colóquio sobre gêneros e
textos, Teresina-PI, pp. 1-21, 24 a 28 de agosto de 2020. Anais eletrônicos. Disponível em: <https://ojs.ufpi.br/
index.php/ancogite/article/viewFile/11316/pdf> Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamentada a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
Brasília, DF, 23 dez. 2005. Seção 1, p. 28-30. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Brasília, 2002. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_
ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
BRASIL. Lei 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a lei 9394/99 e dispõe sobre a modalidade da educação
bilíngue para surdos. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.
htm> Acesso em: 22 mar. 2023.
CAPOVILLA, Fernando Cesar. Por um plano nacional de alfabetização (PNA) capaz de respeitar diferenças
de língua e constituição biológica. Revista Psicopedagógica, São Paulo, v. 37, n. 113, pp. 208-224, ago. 2020.
Disponível em: <https://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200015> Acesso em: 22 mar. 2023.
CONCEIÇÃO, Josilene Maria; LEAL, Telma Ferraz. Perspectiva de análise do acesso à leitura para além dos
muros escolares. Educação em Foco, Juiz de Fora-MG, v. 25, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.
br/index.php/edufoco/article/view/20055. Acesso em: 28 ago. 2023.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM MUSEUS E PATRIMÔNIO (CIEAMP):
Nada sobre nós sem nós. Instituto Itaú Cultural e do Museu de Arte Moderna de São Paulo - 6ª Edição. 27 e 29
de novembro de 2019. Disponível em: https://www.ieb.usp.br/6cieamp/> Acesso em: 26 jul. 2023.
CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da; PRADO, Rosana. Educação Bilíngue e Letramento Visual: Reflexões
sobre o Ensino para Surdos. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 52, pp. 179-2019, jul-dez. 2019. Disponível em:
<https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1545/1479> Acesso em: 20 jul. 2023.
FRUTUOSO, Aline de Fátima da Silva Araújo. A Verbo-visualidade no Conto da Lenda da Cobra Grande:
adaptação e tradução. Universidade Federal da Paraíba-UFPB Programa de Pós-Graduação em LetrasPPGL. João Pessoa-Pb, 2023. 82 f. Disponível em: <https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.
jsf?lc=lc=pt_BR&id=1877¬icia=312950895> Acesso em: 30 ago. 2023.
GARCÍA-TERCEÑO, Eva M.; GRECA, Ileana M.; OLALLA-MARISCAL, Gemma Santa; DIEZ-OJEDA, María.
The participation of deaf and hard of hearing children in non-formal science activities. Frontiers in Education,
Lausanne - Switzerland, v. 8, n. 1084373, 2023. Disponível em: <http://doi.org/10.3389/feduc.2023.1084373>
Acesso em: 01 ago. 2023.
GOMES, Carla Renata. O Pensamento de Waldisa Rússio sobre a Museologia. Inf. & Soc.:Est., João
Pessoa, v. 25, n. 3, p. 21-35, set./dez. 2015. Disponível em: <https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/01/
pdf_69c648e668_0000019455.pdf> Acesso em: 22 fev. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS (IBRAM). Subsídios para a Elaboração de Planos Museológicos. Brasília,
Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Subs%C3%ADdios-para-aelabora%C3%A7%C3%A3o-de-planos-museol%C3%B3gicos.pdf> Acesso em: 17 ago. 2023.
LEÃO, Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa; SOFIATO, Cássia Geciauskas; OLIVEIRA, Margarete de. A imagem
na educação de surdos: usos em espaços formais e não formais de ensino. Revista de Educação. PUC-Campinas,
Campinas, 22(1):51-63, jan./abr., 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3001>
Acesso em: 11 jun. 2023.
MACEDO, Yuri Miguel. Letramentos Multimodais para o Ensino do Português como Segunda Língua para
Surdos. EntreLínguas, Araraquara-SP, v. 6, n. 2, pp. 357-369, jul./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.
fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13805> Acesso em: 20 jul. 2023.
MARANHÃO, Gustavo. Castelo de Exemplos. Revista Continente: documento. Recife, Ano 1, nº 1, 2002, p. 31-34.
MATUSIAK, Krystyna K., HEINBACH, Chelsea, HARPER Anna; BOVEE Michael. Visual Literacy in Practice: Use of
Images in Students’ Academic Work. College & Research Libraries, v. 80, n. 1, pp. 123-139, jan. 2019. Disponível
em: <https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16950/18656> Acesso em: 20 jul. 2023.
MERTZANI, M. Alfabetização na língua de sinais no currículo de língua de sinais. Momento - Diálogos em
Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 02, pp. 171–198, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/momento.
v31i02.14392> Acesso em: 26 fev. 2023.
MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita; DIAS, Émille Burity. Teste de habilidades preditoras da leitura:
normas de habilidade para crianças. Aval. Psicol., Itatiba, v. 16, n. 4, p. 415-425, out. 2017. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1604.12779.>. Acesso em: 17 mar. 2023.
MIRANDA, Deyse Garcia. Letramento Visual: um possível caminho para a criança surda chegar à escrita. Línguas
& Letras, Cascavel-PR, v. 20, n. 48, pp. 196-211, jan. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/1981-
20190041> Acesso em: 20 jul. 2023.
MORAIS, Cybele Ruana Ferreira de, SOUZA, Maria das Dores Alves de; SILVA, Maria Zenaide Valdivino da.
O Letramento Visual Crítico no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Nuances: estudos sobre Educação,
Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, pp.125-142, Março-Dez., 2019. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/
index.php/Nuances/article/view/6698> Acesso em: 20 jul. 2023.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura Surda: produções culturais de surdos, em Língua de Sinais. 2011.
p. Porto Alegre, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre-PR
PEIXOTO, Janaína Aguiar. O registro da beleza nas mãos: a tradição de produções poéticas em língua de sinais
no Brasil. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. 263 f. Disponível
em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9184> Acesso em: 30 ago. 2023.
PEIXOTO, Janaína Aguiar. A tradição literária no mundo visual da comunidade surda brasileira. João Pessoa:
Editora do CCTA, 2020. Disponível em: <https://www.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/letras-1/a-tradicaoliteraria-no-mundo-visual-da-comunidade-surda-brasileira-1> Acesso em: 30 ago. 2023.
PINACOTECA. Auguste Rodin: esculturas e fotografias. Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife,
de 20 de outubro a 22 de novembro de 2000; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza, de 29 de
novembro a 31 de dezembro de 2000; Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 08 de janeiro a 17 de fevereiro
de 2001. São Paulo: Associação dos Amigos da Pinacoteca, 2000.
SANTOS, Mara Núbia Guimarães dos; SANTOS, Elisabeth Guimarães dos; DAMASO, Eliene Alves Ferreira.
Inclusão social na escola: controversas e desafios. Revista EDaPECI, São Cristóvão-SE, v. 19. n. 3, pp. 109-121
set./dez. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312255.109-121> Acesso em : 26
mar. 2023
SILVA, Lidiane Kelvin da; OLIVEIRA, Rafaela Alcântara Barros de; OLIVEIRA, Rayane Feitoza Marques et al.
Percepção dos Acadêmicos de Fonoaudiologia sobre o Desenvolvimento da Visualidade Linguística de Surdos
Bilíngues nos Equipamentos Museais. Anais Científicos do XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e
V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Linguagem. Cód
, 2020. Disponível em: <https://www.sbfa.org.br/plataforma2020/anais/trabalhos> Acesso em: 15 abr 2023
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Editora Parábola,
ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TAVEIRA, Cristiane Correia. Proposta de uma gramática visual para descrição
e análise composicional de vídeos digitais em línguas de sinais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25,
n. 3, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000300001> Acesso em: 30 ago. 2023.
VIANA, Priscila Paula Santos; TOMASI, Áurea Regina Guimarães. The participation of the listening family in the
development of deaf children: an experience report. Braz. J. Hea. Rev, Curitiba, v. 3, n. 6, p.18284-18302. nov./
dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 mai. 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepted 2024-06-04
Published 2024-06-07