PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E NA ARGENTINA: OS PROGRAMAS “BRASIL ALFABETIZADO” E “ENCUENTRO”
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389Palabras clave:
Alfabetização de Adultos, Programas Brasil Alfabetizado e Encuentro, materiais didáticos de Alfabetização de Adultos.Resumen
O artigo objetiva apresentar resultados de análise dos materiais didáticos propostos para alfabetização de pessoas jovens e adultas em dois programas, sendo no Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado; na Argentina, o Programa Encuentro. Privilegiou-se neste artigo, analisar a materialidade didática, isto é, os livros didáticos e/ou manuais orientadores das práticas dos alfabetizadores. No Brasil, a análise recaiu sobre um dos livros mais utilizados e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para EJA, diferente da Argentina, onde há um livro utilizado na unificada proposta didática do país. A análise permitiu identificar semelhanças e diferenças conceituais de alfabetização e nas orientações de ensino e aprendizagem da escrita e das práticas de leitura e produção textual.
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Aceptado 2020-03-25
Publicado 2020-03-25