A DIMENSÃO PLURAL DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA

ANÁLISE DE UMA TURMA DO 4º ANO

Autores

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João del-rei
  • Rayra Farias Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020415

Palavras-chave:

Letramento, Leitura, Etnografia, Dialogia

Resumo

Neste texto analisamos práticas de letramento com o foco na leitura, concebendo-as como um processo complexo, multifacetado e plural, irredutível a um modelo teórico. Baseando-se na perspectiva etnográfica e articulando as contribuições dos novos estudos do letramento com a concepção de leitura de Paulo Freire e a concepção de língua de Bakhtin, investigamos uma turma do 4 ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados indicam que a leitura é uma prática transversal no cotidiano da sala de aula, pela presença de uma variedade de textos, objetivos e eventos que reafirmam o pressuposto da pluralidade inerente ao letramento na escola.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-rei

Graduação em Pedagogia (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Educação nesta mesma universidade (2004). Pós-doutorado pela University of London, Kings College, sob a orientação do professor Brian Street (2009).Professora Associada da Universidade Federal de São João Del Rey, atualmente cedida para a Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação. É pesquisadora da área de letramento e alfabetização numa perspectiva etnográfica. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino superior e práticas de letramento e alfabetização de populações que vivem no campo. Coordenadora do GT 10 da ANPED: Alfabetização , Leitura e Escrita no período de 2011 a 2013. Vice-presidente da ABALF ( Associação Brasileira de Alfabetização).Bolsista de Produtividade do CNPq. Poeta.

Rayra Farias Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em educação

Professora da Educação Básica

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Macedo, M. do S. A. N., & Araújo, R. F. . (2020). A DIMENSÃO PLURAL DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: ANÁLISE DE UMA TURMA DO 4º ANO . Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 121-132. https://doi.org/10.47249/rba2020415

Edição

Seção

TEMA LIVRE