MULTIMODALIDADE
APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS, PRODUÇÕES INFANTIS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020454Palabras clave:
Multimodalidade, Recursos semióticos, Criança, AlfabetizaçãoResumen
Neste artigo, discutimos a noção de multimodalidade assim como a importância desse conceito e dos diferentes modos de operar com ele, para que a noção de
multiletramentos seja colocada em prática no contexto educacional. Para isso, partimos do pressuposto de que textos são multimodais por natureza, uma vez que diversas linguagens são articuladas na construção deles. Discutiremos indicações feitas pela BNCC a respeito do uso de textos multimodais e analisaremos propostas de atividades escolares, assim com produções multimodais de crianças no período de alfabetização. Apontamos a necessidade de que os professores evidenciem as camadas criadas pelas crianças em seus textos. Mostrar essas camadas, criadas a partir de diversos recursos semióticos, para os alunos vai ajudá-los a explorar as possibilidades de sentidos dos textos multimodais que leem e produzem.
Métricas
Citas
BEZEMER, Jeff; KRESS, Gunther. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. London:
Routledge. 2016
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018.
CORRÊA, Hércules Toledo; CAMPOS, Cleide de Araujo. A influência dos elementos gráficos nos livros para
crianças na contemporaneidade: análise de duas obras da coleção Universidade das Crianças. Revista Graphos,
Fortaleza, v. 21, n. 1, p.159-175, jul. 2019.
COIRO, Julie. Talking About Reading as Thinking: Modeling the Hidden Complexities of Online Reading
Comprehension, Theory Into Practice, v.50, n.2, p. 107- 115, abr. 2011.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. et al. Tecnologias digitais na alfabetização: o trabalho com jogos e
atividades digitais para aquisição do sistema alfabético e ortográfico de escrita. Belo Horizonte: UFMG / FaE /
Ceale, 2018.
GLÓRIA, Julianna Silva. Influências e confluências do uso do suporte de escrita digital na alfabetização de
crianças do 1º ano do primeiro ciclo. Belo Horizonte: UFMG, 2011. 324 p. Tese (Doutorado) Programa de Pósgraduação
em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,
KRESS, Gunther. Design and transformation: New theories of meaning. In: COPE; Bill; KALANTZIS, Mary. (Org.).
Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures London: Routledge, 2000a. p. 153-161.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, B, KALANTZIS, M. (Org.), Multiliteracies: Literacy learning and the
design of social futures. London: Routledge. 2000b. p. 182-202.
KRESS, Gunther. El alfabetismo em la era de los nuens médios de comunciación. Granada: Aulae, 2005.
KRESS, Gunter; VAN LEEUWEN, Theo. Front Pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, Allan;
GARRET, Peter. (Org.) Approaches to media discourse. Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.
KRESS, Gunther; BEZEMER Jeff. Escribir en un mundo de representación multimodal. In. KALMAN e STREET
(Org.) Lectura, escritura e matemáticas – Diálogos com a América Latina. Mérico: single XXI, 2009.
HOBBS, Renee. Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. Thousand Oaks, CA: Corwin/
Sage, 2010.
JENKINS, Henry. Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. The
MIT Press, MA, 2009.
JOHNSON, Denise. Reading, Writing, and Literacy 2.0. New York: Teachers College Press, 2014.
MARSH, Jackie. Researching the digital literacy and multimodal practices of young children: a European
agenda for change. In: Erstad, O., Rosie Flewitt, R., Kümmerling-Meibauer, B., and Pereira, I. S.P. (Ed.). The
Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood. London: Routledge, 2019, P. 19 -30.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial,
ROJO, Roxane Helena Rodrigues, MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola
Editorial, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, Ana Elisa. Como crianças percebem o leiaute antes de aprenderem a ler. Alfa: Revista de Linguística
(UNESP. São José do Rio Preto. Online), v. 54, 2010.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo,
Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/
signo/article/view/3714/2554 Acesso em: 13 dez. 2019.
STREET, Brain. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na
educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial. 2012.
STREET, Brain. Multimodalidade. In: FRADE, Isabel Cristina A. S.; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI,
Maria das Graças C. (Org.). Glossário Ceale. Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo
Horizonte. Faculdade de Educação. 2014. p. 229-231.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2020-11-02
Publicado 2020-12-03