MULTIMODALIDADE

APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS, PRODUÇÕES INFANTIS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020454

Palabras clave:

Multimodalidade, Recursos semióticos, Criança, Alfabetização

Resumen

Neste artigo, discutimos a noção de multimodalidade assim como a importância desse conceito e dos diferentes modos de operar com ele, para que a noção de
multiletramentos seja colocada em prática no contexto educacional. Para isso, partimos do pressuposto de que textos são multimodais por natureza, uma vez que diversas linguagens são articuladas na construção deles. Discutiremos indicações feitas pela BNCC a respeito do uso de textos multimodais e analisaremos propostas de atividades escolares, assim com produções multimodais de crianças no período de alfabetização. Apontamos a necessidade de que os professores evidenciem as camadas criadas pelas crianças em seus textos. Mostrar essas camadas, criadas a partir de diversos recursos semióticos, para os alunos vai ajudá-los a explorar as possibilidades de sentidos dos textos multimodais que leem e produzem.

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

MULTIMODALIDADE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS, PRODUÇÕES INFANTIS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. (2020). Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 4–25. https://doi.org/10.47249/rba2020454

Número

Sección

DOSSIÊ
Recibido 2020-10-20
Aceptado 2020-11-02
Publicado 2020-12-03