AMBIÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA CULTURA DIGITAL

MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO PIBID

Autores/as

  • Adriana Rocha Bruno UNIRIO
  • Terezinha Fernandes Martins de Souza UFMT

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020457

Palabras clave:

Formação de professores, Cultura digital, Multimodalidade, Multiletramentos, Pibid

Resumen

O  presente artigo tem como objetivo discutir sobre a produção multimodal em ambientes digitais refletindo sobre o seu alcance como mobilizadora de multiletramentos na formação de professores alfabetizadores. Os estudos apresentados, de cunho qualitativo, se inscrevem na concepção de pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2014) e discutem os espaços digitais de formação do professor alfabetizador em uma perspectiva social e de abordagem crítica (Street, 2014). São apresentadas duas experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizadas com a atuação das autoras em duas instituições públicas de Ensino Superior, em que os multiletramentos são desenvolvidos em interface com a cultura digital. As experiências de pesquisa-formação apresentadas possibilitaram aos praticantes culturais envolvidos vivências de uso, apropriação e produção com artefatos e linguagens da cultura digital, compreendendo-os como espaços de formação para a docência e, ao mesmo tempo, de atuação com os alunos e alunas na escola.

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

Bruno, A. R. ., & Souza, T. F. M. de. (2020). AMBIÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA CULTURA DIGITAL: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO PIBID. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 57–70. https://doi.org/10.47249/rba2020457

Número

Sección

DOSSIÊ
Recibido 2020-10-21
Aceptado 2020-11-02
Publicado 2020-12-03