ALFABETIZAÇÃO EM REDE

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA COVID-19 - RELATÓRIO TÉCNICO (PARCIAL)

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020465

Palabras clave:

Alfabetização, Pandemia, Ensino Remoto, Covid-19, Pesquisa em Rede

Resumen

 

Apresentamos o primeiro relatório da pesquisa ALFABETIZAÇÃO EM REDE que tem como um dos objetos de estudo o ensino remoto no campo da alfabetização durante a pandemia1 da Covid-19 que exigiu medidas sanitárias e políticas públicas educacionais emergenciais, tendo em vista o ano letivo escolar em curso e a necessidade de se manter os vínculos entre as escolas, as crianças e suas famílias. Como medida de prevenção ao contágio e propagação do vírus, houve a necessidade de suspensão das atividades presenciais e rápida adequação do formato de ensino por parte dos sistemas públicos e privados a alternativas diversas de atendimento às crianças, o que, na maioria dos casos, significou, no geral, a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Entretanto, longe de uma simples adequação no formato, essa alteração provocou adequações pedagógicas e curriculares ao modelo de ensino remoto e tem se constituído em grande desafio para os que atuam na linha de frente da educação e, em especial, da alfabetização, em virtude da grande desigualdade social que demarca as condições de acesso às Tecnologias Digitais (TD) e as condições de realização no ambiente doméstico, tanto do exercício profissional, por parte dos professores, quanto de atividades tipicamente escolares, por parte das crianças. Em face disso, convidamos os(as) leitores(as) a conhecer os primeiros resultados da pesquisa, realizada com professoras das redes públicas e privadas de ensino, atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil.

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

ALFABETIZAÇÃO EM REDE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO REMOTO DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA COVID-19 - RELATÓRIO TÉCNICO (PARCIAL). (2020). Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 185–201. https://doi.org/10.47249/rba2020465

Número

Sección

DOCUMENTOS
Recibido 2020-12-02
Aceptado 2020-12-02
Publicado 2020-12-03