ANTONIO FIRMINO DE PROENÇA, ESCRITOR DIDÁTICO, E A BELLE ÉPOQUE EDUCACIONAL PAULISTA

Autores/as

  • Maria Mortatti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022670

Palabras clave:

Antonio Firmino de Proença, Escritor Didático, História da alfabetização no Brasil

Resumen

O escritor didático Antonio Firmino de Proença (1880 – 1946) integrou uma geração de professores formados pela Escola Normal de São Paulo entre o final do século XIX e décadas iniciais do século XX, no clima de Belle Époque educacional paulista, a partir da reforma republicana da instrução pública paulista, iniciada em 1890 com objetivo de inovar e modernizar a instrução pública, em consonância com o projeto de modernização do Estado brasileiro e urgências políticas, sociais e culturais do período. Em relação ao ensino inicial da leitura e escrita na escola primária, Proença e outros professores dessa geração protagonizaram ou participaram do processo de institucionalização do método analítico – em oposição aos métodos sintéticos – e correlatos processos de produção de material didático, profissionalização do escritor didático e modernização da produção editorial de livros escolares. A fim de compreender o lugar desse professor escritor
didático no segundo momento da história da alfabetização no Brasil, analisa-se a Cartilha Proença – que integra Série de leitura graduada – e sua interlocução direta ou indireta com cartilhas de professores escritores didáticos seus contemporâneos ou antecessores. Pode se concluir que, por meio de sua obra e atuação profissional, Proença formou professores e professoras assim como dirigiu, inspecionou e orientou suas atividades docentes, diretamente ou por meio dos livros didáticos que elaborou, tendo contribuído para a fundação de uma nova tradição no ensino da leitura e escrita no Brasil.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Mortatti , M. . (2022). ANTONIO FIRMINO DE PROENÇA, ESCRITOR DIDÁTICO, E A BELLE ÉPOQUE EDUCACIONAL PAULISTA. Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022670

Número

Sección

DOSSIÊ
Recibido 2022-12-16
Aceptado 2022-12-16
Publicado 2022-12-31