ANTONIO FIRMINO DE PROENÇA, ESCRITOR DIDÁTICO, E A BELLE ÉPOQUE EDUCACIONAL PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2022670Palabras clave:
Antonio Firmino de Proença, Escritor Didático, História da alfabetização no BrasilResumen
O escritor didático Antonio Firmino de Proença (1880 – 1946) integrou uma geração de professores formados pela Escola Normal de São Paulo entre o final do século XIX e décadas iniciais do século XX, no clima de Belle Époque educacional paulista, a partir da reforma republicana da instrução pública paulista, iniciada em 1890 com objetivo de inovar e modernizar a instrução pública, em consonância com o projeto de modernização do Estado brasileiro e urgências políticas, sociais e culturais do período. Em relação ao ensino inicial da leitura e escrita na escola primária, Proença e outros professores dessa geração protagonizaram ou participaram do processo de institucionalização do método analítico – em oposição aos métodos sintéticos – e correlatos processos de produção de material didático, profissionalização do escritor didático e modernização da produção editorial de livros escolares. A fim de compreender o lugar desse professor escritor
didático no segundo momento da história da alfabetização no Brasil, analisa-se a Cartilha Proença – que integra Série de leitura graduada – e sua interlocução direta ou indireta com cartilhas de professores escritores didáticos seus contemporâneos ou antecessores. Pode se concluir que, por meio de sua obra e atuação profissional, Proença formou professores e professoras assim como dirigiu, inspecionou e orientou suas atividades docentes, diretamente ou por meio dos livros didáticos que elaborou, tendo contribuído para a fundação de uma nova tradição no ensino da leitura e escrita no Brasil.
Métricas
Citas
AMÂNCIO, Lázara Nanci de Barros. Ensino de leitura e grupos escolares: Mato Grosso
–1930. Cuiabá: Ed. UFMT, 2008.
BARRETO, Arnaldo de O. Cartilha analytica. 27. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1926.
BELLEGARDE, J. Um bom livro. Revista de Ensino, n.1, p.75-79, abr. 1902 (Seção "Crítica sobre trabalhos escolares").
BERNARDES, Vanessa Cuba. Arnaldo de Oliveira Barreto (1869 – 1925): atuação e produção para o ensino da leitura. In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 93-102.
BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. Lourenço Filho e a alfabetização: um estudo da Cartilha do povo e da Cartilha Upa, cavalinho! São Paulo: Editora UNESP, 2007.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de História – FFLCH – Universidde de São Paulo, 1993
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BRITO, Joaquim. A Seriação dos livros de leitura. Revista de Ensino, n.2, p.180-183, jun. 1902 (Seção "Questões geraes").
CARDIM, Carlos A. G.; MORAES, Theodoro J., CARNEIRO JR., Miguel. Livros didacticos (parecer). In: Annuario do Ensino do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. Augusto Siqueira & Cia, p.391, 1908.
GAZOLI, Monalisa Renata. O método analítico para o ensino da leitura em Cartilha Proença (1926), de Antonio Firmino de Proença. 2007a. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – FFC, Unesp, Marília. 2007.
GAZOLI, Monalisa Renata. Série de leitura Proença (1926-1928) e o ensino da leitura no Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
GAZOLI, Monalisa Renata. Aspectos da vida, da atuação profissional e da bilbiografia de e sobre Antonio Firmino de Proença (1880 – 1946). In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 135-152.
MELHORAMENTOS. Contrato de cessão de direitos autorais, 1924.
MELHORAMENTOS. Lista de edições dos livros de Antonio Firmino de Proença, 2008. (mimeo)
MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Emília Ferreiro e a alfabetização: um estudo sobre a Psicogênese da língua escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
MENIN, Ana Maria da Costa Santos. O patinho feio de H. C. Andersen: o “abrasileiramento” de um conto para crianças. 1999, 280f. Tese (Doutorado em Letras) – FCL, Unesp, Assis, 1999.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo 1876/1994. São Paulo: Editora UNESP, 2000a. (2ª. edição revista e atualizada, 2021)
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Cartilha de alfabetização e cultura escolar: um pacto secular. Cadernos CEDES, São Paulo, ano19, n. 52, p. 41-54, nov. 2000b.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora Unesp, 2019a.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Brasil, 2091. Notas sobre a “Política Nacional de Alfabetização”. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 7, n. 3, p. 17–51, 2019b. Acesso em: 9 dez. 2022.
MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. João Köpke (1852 – 1926) na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 59-76.
ORIANI, A. P. A atuação profissional e a produção escrita de Francisco Vianna (1876-1935) na história do ensino da leitura. In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A.. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora UNESP, 2015, v., p. 103-116.
PASQUIM, Franciele Ruiz. Bibliografia de e sobre Ramon Roca Dordal e Carlos Alberto Gomes Cardim: um instrumento de pesquisa. 20f.. Marília, 2009. (digitado)
PASQUIM, Franciele Ruiz. Antonio da Silva Jardim na história do ensino de leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária: 2022),
PASQUIM, Franciele Ruiz. Ramon Roca Dordal (1854 – 1938) e Carlos Alberto Gomes Cardim (1875 – 1938) na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 77-92.
PEREIRA, Bárbara Cortella. Theodoro de Moraes (1877-1956): um pioneiro na história do ensino da leitura pelo método analítico no Brasil. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – FFC, Unesp, Marília. 2009.
PEREIRA, Bárbara Cortella. Theodoro de Moraes na história da alfabetização no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
PFROMM NETO, Samuel; DIB, Carlos Z.; ROSAMILHA, Nelson. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor/INL, 1974.
PROENÇA, Antonio Firmino de. Cartilha Proença. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo (Weiszflog Irmãos incorporada), [1926].
RAZZINI, Márcia de Paula Gregório. Proença, autor didático da Melhoramentos, e o mercado de livros escolares em São Paulo. In: RAZZINI, Márcia de Paula Gregório (Org.). Antonio Firmino de Proença: formador, autor. São Paulo: Porto de Ideias, 2010. p. 61-80
RIBEIRO, Neucinéia Rizzato. Um estudo sobre A leitura analytica (1896), de João Köpke. 2001. 62f. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FFC, Unesp, Marília. 2001.
RODRIGUES, João L.; BRITO, Joaquim L.; PEREIRA, Antonio R. A. Parecer a que o acto se refere. Revista de Ensino, n.2, p.254-257, jun. 1904 (Seção "Actos officiaes").
SANTOS, Luana Grazielle dos. Cartilha da infância, de Thomaz Galhardo (1855 – 1904). In: MORTATTI, Maria do Rosário L.; BERTOLETTI, Estela Natalina M.; OLIVEIRA, Fernando R.; TREVISAN, Thabatha A. (Org.). Sujeitos da história do ensino da leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p. 23-34.
SÃO PAULO. DIRECTORIA Geral da Instrucção Publica. Como ensinar leitura e linguagem nos diversos annos do curso preliminar. São Paulo: Siqueira, Nagel & Comp., 1911. (Pelos inspetores escolares Miguel Carneiro, J. Pinto e Silva, Mariano de Oliveira e Theodoro de Moraes).
SÃO PAULO. DIRECTORIA Geral da Instrucção Publica. Instrucções practicas para o ensino da leitura pelo methodo analytico - modelos de lições. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1915. (Por Mariano de Oliveira, Ramon Roca Dordal e Arnaldo de Oliveira Barreto)
SOBRAL, Patrícia de Oliveira. Um estudo sobre Nova cartilha analytico-synthética (1916), de Mariano de Oliveira. 2007a. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FFC, Unesp, Marília. 2007a.
SOBRAL, Patrícia de Oliveira. Um estudo sobre Nova cartilha analytico-synthética (1916), de Mariano de Oliveira. Revista de Iniciação Científica. Universidade Estadual Paulista, Marília, v. 7, n.3, p. 343-356, 2007b. Disponível em: <http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/ric/viewarticle.php?id=133&layout=abstract>
TOLOSA, Benedicto M. O ensino da leitura. Revista de Ensino, n.1, p.86-100, mar. 1912. (Seção "Em classe e para a classe").
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceptado 2022-12-16
Publicado 2022-12-31