O LEMA “PARTIR DA REALIDADE DOS SUJEITOS” E ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM UM EXERCÍCIO DE ATENÇÃO ÀS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS

Auteurs

  • Rosângela Pedralli

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.147

Mots-clés :

Alfabetização. Eventos de Letramento. Realidade dos sujeitos. Planejamento.

Résumé

O lema “partir da realidade dos sujeitos” vem ganhando espaço no cenário educacional nos últimos vinte anos, mas, muitas vezes, de modo enviesado, quando assumido como slogan. Buscando identificar o risco que a assunção de tal lema no espaço escolar pode significar para o que caracteriza a especificidade dessa instância formativa, são analisados dois eventos de letramento. A análise teve como ponto de partida os mencionados eventos, observados em uma classe de alfabetização de adultos da rede municipal de Florianópolis/SC, e interações em rodas de conversa com três das alfabetizandas dessa classe. Foi adotado para a análise o diagrama integrado proposto por Cerutti-Rizzatti, Mossmann e Irigoite (2012). Ainda que tenham sido observados avanços na configuração das ações de ensino gestadas naquele espaço, a prevalência de práticas sociais de referência (HALTÉ, 2008 [1998]) parece não contribuir para a ressignificação das práticas de uso da escrita dos alfabetizandos.

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Publiée

2017-07-03

Comment citer

Pedralli, R. (2017). O LEMA “PARTIR DA REALIDADE DOS SUJEITOS” E ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM UM EXERCÍCIO DE ATENÇÃO ÀS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.147

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TEMA LIVRE
Reçu dans 2017-07-03
Accepté en 2017-07-03
Publié dans 2017-07-03