PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: DO MANUSCRITO AO TEXTO ESCRITO

Auteurs

  • Eduardo, Gabriela, Silvana Arriada, Nogueira, Zasso

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.277

Résumé

Este trabalho tem por objetivo investigar a trajetória da obra Pedagogia do Oprimido, desde a sua concepção, elaboração do manuscrito, até chegar ao texto impresso. Utilizando a teoria do circuito da comunicação de Darnton, e o da circulação e apropriação de Chartier, buscamos compreender as diversas etapas de gestação dessa obra. Para tanto, o próprio manuscrito, bem como as diversas edições da Pedagogia do Oprimido, foram utilizadas para construir as nossas análises. Cabe salientar a importância do livro Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, pois nele também encontramos pistas que permitem conhecer  o que Freire vinha idealizando. Por fim, destacamos a inegável contribuição dessas obras de Freire para o campo da alfabetização no Brasil.

Métriques

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Comment citer

Arriada, Nogueira, Zasso, E. G. S. (2018). PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: DO MANUSCRITO AO TEXTO ESCRITO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(6). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.277

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES QUE TRANSCENDEM FRONTEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA ALFABETIZAÇÃO