Impactos da Política Nacional da Alfabetização para educação infantil: um retrocesso
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.362Mots-clés :
Alfabetização, Políticas públicas de alfabetizaçãoRésumé
Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”
Métriques
Références
ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. 2001. Revista Educação e Sociedade. vol. 22, nº 74, Campinas, 2001.
BURBULES, Nicholas C. e TORRES, Carlos Alberto (Orgs.) Globalização e educação – perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004
BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa. vol. 35, nº 126, Campinas, 2005.
LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Os processos de alfabetização e letramento na educação infantil: contribuições teóricas e concepções de professores. São Paulo: USP, 2008. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 2008.
NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; PERES, Eliane. A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. Educação em Revista. v. 29, nº. 02, Belo Horizonte, 2013.
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas. 1985.
MORAIS, Artur Gomes. Se a escrita é um sistema notacional (e não um código) que implicações isto tem para a alfabetização?. In: MORAIS, Arthur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliane Borges Correia e LEAL, Telma Ferraz (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética, Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.29-46.
BRIÃO, Eliane Costa. Leitura e escrita na educação infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017). Orientador: Profa. Dra. Gabriela Medeiros Nogueira. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2020-03-25
Publié dans 2020-03-25