COMO FORMAR UM PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA? DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Mots-clés :
Alfabetização. Professor alfabetizador. Formação inicial. Currículo. Curso de Pedagogia.Résumé
Neste texto, discute-se a formação inicial do professor alfabetizador nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais da Região Sul do Brasil. Faz-se uma caracterização curricular das disciplinas mais diretamente relacionadas à formação do alfabetizador para problematizar os limites de tal formação nos currículos vigentes. Argumenta-se que o professor alfabetizador se constitui, ao longo da graduação, quando se dirige a essa área específica como preferencial, canalizando suas atuações para turmas de alfabetização, o que não ocorre com todos os licenciandos em Pedagogia. Em decorrência, entende-se que se garante, de modo parcial, a formação do pedagogo como alfabetizador, devido ao próprio caráter generalista dos currículos.
Palavras-chave: Alfabetização. Professor alfabetizador. Formação inicial. Currículo. Curso de Pedagogia.
Abstract
In this paper, it is discussed the initial training of literacy teachers at Pedagogy courses of Federal Universities of Southern Brazil. It’s made a curriculum characterization of the disciplines most directly related to the training of literacy teachers to discuss the limits of such training in the standing curricula. It is argued that the literacy teacher constitutes himself, along the graduation, when addressing this particular area as preferred, focusing his performances for literacy classes, what does not occur with all undergraduates in Pedagogy. As a result, it is understood that it is guaranteed, in a partial way, the formation of the pedagogue as literacy teacher, due to the very general nature of the curricula.
Keywords: Literacy. Literacy teacher. Initial training. Curriculum. Pedagogy Course.
Métriques
Références
BAGNO, Marcos. Língua. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 190-192.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012a.
BRASIL. Manual do Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012b.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012c.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2012.
BUNZEN, Clecio. Ensino de Língua Portuguesa. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 97-98.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CAMINI, Patrícia. Por uma problematização da classificação das escritas infantis em níveis psicogenéticos. Porto Alegre, 2015. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.
GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1985a.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1985b. p. 49-69.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.
MARQUES, João Vítor. Quem é o professor alfabetizador? Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, n. 38, p. 8-11, maio/jun. 2014.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Aprender com o passado: movimento crucial para a melhoria da alfabetização. Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, n. 34, p. 12-14, maio/jun. 2013. (Entrevista concedida a Júlia Pelinson).
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: uma revolução conceitual na história do ensino de língua e literatura no Brasil. In: SILVA, Lilian Lopes Martins da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeira; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. p. 5-28.
PICCOLI, Luciana. Planejar para incluir a todos: por que precisamos discutir “como” diferenciar o ensino no ciclo de alfabetização (no prelo).
PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.
SIMÕES, Luciene. Reflexão linguística e práticas discursivas na infância e na escola. In: III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança: saberes em contraponto. Porto Alegre: UFRGS, 2015. (Comunição oral).
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação: uma arena de significados. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. P. 116-138.
SOARES, Magda. Simplificar sem falsificar. Guia da alfabetização: os caminhos para ensinar a língua escrita. São Paulo: Segmento, n. 1, p. 6-11, 2010. (Entrevista).
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2015-06-29
Publié dans 2015-06-29