DO LIXO À SALA DE AULA

A TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS EM JOGOS DIDÁTICOS PARA USO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniel Baptista da Silva Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos
  • Cintia Miranda Pontes Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2020436

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Materiais Reciclados, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Construídos a partir de tampinhas de garrafas pet, papelão, caixas de leite, palitos de picolé, os jogos tiveram o intuito de se trabalhar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, auxiliando na alfabetização e no desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças em um ambiente de aprendizagem mais convidativo e lúdico. A coleta de dados se deu por meio de questionário eletrônico e estes foram analisados qualitativamente. Os resultados apontam para benefícios alcançados com o trabalho, ressaltando a importância do lúdico no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, com possibilidades de se utilizar os jogos tanto na sala de aula regular quanto em salas de atendimento educacional especializado.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Baptista da Silva, D., Miranda Pontes, C., & Alves Pereira, C. (2020). DO LIXO À SALA DE AULA: A TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS EM JOGOS DIDÁTICOS PARA USO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 146–159. https://doi.org/10.47249/rba2020436

Edição

Seção

TEMA LIVRE