DO LIXO À SALA DE AULA

A TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS EM JOGOS DIDÁTICOS PARA USO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Daniel Baptista da Silva Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos
  • Cintia Miranda Pontes Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG campus Arcos

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2020436

Mots-clés :

Jogos Didáticos, Materiais Reciclados, Ensino, Aprendizagem

Résumé

Construídos a partir de tampinhas de garrafas pet, papelão, caixas de leite, palitos de picolé, os jogos tiveram o intuito de se trabalhar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, auxiliando na alfabetização e no desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças em um ambiente de aprendizagem mais convidativo e lúdico. A coleta de dados se deu por meio de questionário eletrônico e estes foram analisados qualitativamente. Os resultados apontam para benefícios alcançados com o trabalho, ressaltando a importância do lúdico no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, com possibilidades de se utilizar os jogos tanto na sala de aula regular quanto em salas de atendimento educacional especializado.

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Publiée

2020-12-03

Comment citer

Baptista da Silva, D., Miranda Pontes, C., & Alves Pereira, C. (2020). DO LIXO À SALA DE AULA: A TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS EM JOGOS DIDÁTICOS PARA USO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 146–159. https://doi.org/10.47249/rba2020436

Numéro

Rubrique

TEMA LIVRE
Reçu dans 2020-07-31
Accepté en 2020-11-02
Publié dans 2020-12-03