A INSTABILIDADE DA NOÇÃO DE PALAVRA E A SEGMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021497

Palavras-chave:

Aquisição da escrita. Noção de palavra; Segmentações não convencionais

Resumo

No presente artigo, dados de segmentação vocabular, produzidos por uma criança em fase de alfabetização, são descritos e analisados com vistas à discussão concernente a aspectos relevantes para a constituição da noção de palavra. Os dados analisados foram retirados de tarefas de leitura e escrita, a partir das quais foram realizadas entrevistas clínicas, que tinham como foco indagar acerca da noção de palavra (CARRAHER, 1989). Os resultados da análise mostraram que a criança rejeita estruturas constituídas por um ou dois caracteres mesmo quando segmenta todas as palavras de forma convencional, pois não está necessariamente, considerando cada estrutura como palavra, e entende a segmentação vocabular como facilitadora da leitura.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Gonçalves Ferreira, C. R. (2021). A INSTABILIDADE DA NOÇÃO DE PALAVRA E A SEGMENTAÇÃO NÃO CONVENCIONAL NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 77-90. https://doi.org/10.47249/rba2021497

Edição

Seção

TEMA LIVRE