PROJETANDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA

PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2022602

Mots-clés :

Formação inicial, Professores iniciantes, Curso de Pedagogia, Inserção profissional, Saberes profissionais

Résumé

O presente trabalho refere-se às perspectivas sobre o início da docência de licenciandos que cursam Pedagogia. Tendo a fundamentação teórica pautada na área de formação de professores, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo por meio de dados coletados em um fórum de discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) proposto no componente curricular obrigatório "Formação de professores" do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A análise das narrativas escritas dos estudantes apresentou que há consensos com relação ao que o professor iniciante da educação básica deve saber no que se refere aos alunos, à comunidade e à escola. Entendemos que refletir de forma prospectiva sobre a inserção na docência seja um caminho interessante que serve como base para o desenvolvimento profissional do professor. Tal reflexão pode possibilitar que haja relação da teoria estudada com a prática escolar. A aproximação do futuro professor à realidade do contexto de trabalho, firmando a presença da dimensão prática na formação inicial, foi um aspecto central desta pesquisa. Consideramos que os achados deste artigo podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores de modo a perceberem que há trilhas e saberes possíveis para minimizar o "choque da realidade" e também a projetar caminhos para boas práticas educativas.

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Publiée

2022-07-05

Comment citer

Alves Barbosa, E., & Barros, B. C. de . (2022). PROJETANDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCar. Revista Brasileira De Alfabetização, (17). https://doi.org/10.47249/rba2022602

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ
Reçu dans 2022-04-08
Accepté en 2022-06-18
Publié dans 2022-07-05