ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
ELEMENTOS QUE FAVORECEM A TRANSIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.47249/rba2022604Mots-clés :
Transição entre educação infantil e ensino fundamental, Alfabetização, Brasil, Colômbia.Résumé
Este ensaio apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida no ano de 2020 e pretende traçar um panorama geral do que vem sendo discutido, produzido e investigado nos âmbitos brasileiro e colombiano, acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo como enfoque principal os processos relacionados à alfabetização. A metodologia empregada é o estudo e análise dos documentos produzidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e as teses dos Programas de Pós-Graduação do Doutorado em Educação na Colômbia. Entre os resultados, evidencia-se que são poucas as pesquisas existentes, até o momento, que abordam a temática da transição, sob a perspectiva da alfabetização.
Métriques
Références
AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de. A criança de seis anos e o Ensino Fundamental. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 25., 2012. Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: Anped, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10-1581_int.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
ALMEIDA, Ana Caroline de. Ampliação da escolaridade obrigatória: alfabetização e letramento com crianças de seis anos no Ensino Fundamental. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 35., 2012. Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: Anped, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT10%20Tra-balhos/GT10-2245_int.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. O que é ser criança e viver a infância na escola: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 32., 2009. Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2009. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-5896-int.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.
CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. Dos saberes docentes à alfabetização de crianças: um contributo à formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 25., 2002. Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2002. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/mariaestelacampelot10.doc. Acesso em: 31 out. 2021.
CARVALHO, Silvia Pereira de; KLISYS, Adriana; AUGUSTO, Silvana. Bem-vindo mundo! Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Peirópolis, 2006.
CORREA, Bianca Cristina; BUCCI, Lorenzza. A vivência em uma pré-escola e as expectativas quanto ao Ensino Fundamental sob a ótica das crianças. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 35., 2012. Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto de Galinhas: Anped, 2012. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07-1799_int.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
CORSINO, Patrícia. Infância, educação infantil e letramento na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: das políticas à sala de aula. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 28., 2005. Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt07499int.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.
GAMA, Ywanoska. Construções cotidianas de práticas de alfabetização e o ensino sistemático da escrita: elementos da formação continuada mobilizados por professoras. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 37., 2015. Florianópolis. Anais [...]. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt10-4466.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
HASHIMOTO, Cecília Iacoponi. Ensino Fundamental de nove anos: um novo caminho em velha estrada? Um velho caminho em nova estrada? 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16067. Acesso em: 21 out. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é Fundamental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a09v2796. Acesso em: 10 out. 2021.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LIMA, Izabel Maciel Monteiro. As experiências educacionais no contexto da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental numa escola municipal de Fortaleza na perspectiva dos diversos segmentos da comunidade escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/7539/1/2013_dis_immlima.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
MOTA, Maria Renata Alonso. Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: um outro lugar escolar para as crianças de seis anos. In: REUNIÃO ANUAL – ANPED, 35., 2012. Porto de Galinhas. Anais [...]. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT13%20Trabalhos/GT13-1930_int.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
RIBEIRO, Edineia Castilho. Proposta Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora: um olhar para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/758/1/edineiacastilhoribeiro.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira da Educação. n. 25, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/&sa=U&ei=F0-WU_OPOoivPK78gBg&ved=0CDEQFjAF&usg=AFQjCNH1FnkSbp6dZ_ZXp35z9zDVrmSYQw. Acesso em: 16 set. 2021.
SOUZA, Taís Luciana de. A ação formativa do coordenador pedagógico na transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21682. Acesso em 30 set. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Accepté en 2022-06-18
Publié dans 2022-07-05