FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (RME-BH)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47249/rba2024802

Mots-clés :

formação literária, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos.

Résumé

O encontro entre os sujeitos das turmas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a literatura é tema pouco discutido nos meios acadêmicos e, consequentemente, poucos estudos são divulgados nessa área. Neste artigo pretendemos um ensaio sobre a formação de leitores literários em turmas com estudantes em processo inicial de alfabetização na EJA. Para tal, apresentamos conceitos como “leitura literária”, “mediação”, “letramento literário” e “formação do leitor literário” ao mesmo tempo em que apontamos desafios e possibilidades para o uso da literatura em sala de aula. Além disso, apresentamos uma proposta da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) de seleção de livros literários destinados aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Nesse percurso reflexivo aspectos relacionados à formação literária dos/as estudantes são desenvolvidos, num percurso que pretende conscientizar sobre a formação literário enquanto garantia de direito que permite ampliar o acesso à cultura, a bens simbólicos, a ampliação do conhecimento de mundo, a desenvolvimento de aspectos éticos, estéticos, à possibilidade de desenvolvimento de autonomia leitora e escolha literária.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de. (org.) Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

AQUINO, K. Ler, contar e ouvir histórias na Educação Infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

Camera Mineira do Livro. A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte divulgou o resultado do Kit Literário 2018. Disponível em http://www.camaramineiradolivro.com.br/noticias/a-secretaria-municipal-de-educacao-de-belo-horizonte-divulgou-o-resultado-do-kit-literario-2018/. Acesso em 13/10/2023

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.

CHAMBERS, A. Dime-los niños, la lectura y la conversación. México: Fondo de Cultura Económica, 2007.

COSSON, R. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto. 2014.

_______________. A prática do letramento literário em sala. In: Gonçalves, A., Pinheiro, C. Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. São Paulo: Mercado das Letras, 2011.

_______________. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

______________; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 01 set. 2019.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo:Companhia das Letras, 1994.

FILLOLA, A. La educación literaria: bases para la formación de la competencia-lecto literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, S. L, 2004. (Col. Temas de lengua y literatura).

PAULINO, G.. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. In: REUNIÃO DA ANPED, 22. Anais... 1999. (CD).

PAULINO, G; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Org). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, M. Leitura e democracia cultural. In: PAIVA, Aparecida et al. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Autêntica; CEALE UFMG, 2004.

___________. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A; BRINA, H.; MACHADO, M. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

_______________. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

ZILBERMAN, R. A escola e a leitura de literatura. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 17-39.

Téléchargements

Publiée

2024-10-07

Comment citer

Pinheiro, M. P., Pedersoli, A. P., & Felix , C. S. (2024). FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (RME-BH). Revista Brasileira De Alfabetização, (22). https://doi.org/10.47249/rba2024802

Numéro

Rubrique

ARTIGOS
Reçu dans 2023-10-15
Accepté en 2024-06-18
Publié dans 2024-10-07