OS ATOS DE LER E DE ESCREVER
ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021529Palavras-chave:
Ler e escrever, Linguagem escrita, Ensino e aprendizagemResumo
Este estudo, de caráter bibliográfico, pretende discutir os atos de ler e de escrever como atos culturais, históricos e sociais vinculados às esferas da vida. Nesse ínterim, descarta-se o ensino do ato de ler e de escrever centralizado apenas na decodificação e codificação de sinais gráficos, no ato motor e na pronunciação, apartados da atribuição de sentido e da compreensão. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva enunciativa de Volochínov e Bakhtin e em pesquisadores e estudiosos sobre a leitura e a escrita. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para promover reflexões acerca do ensino dos atos de ler e de escrever – entendendo-os como atos humanos culturalmente, socialmente e historicamente elaborados – e das práticas de leitura e de escrita com as crianças, nas escolas.
Métricas
Referências
ARENA, D. B. Bakhtin e Alfabetização. Educação, Santa Maria – RS, v. 17, p. 71-89, 1992.
ARENA, D. B. Nem hábito, nem gosto, nem prazer. In: MORTATTI, M. do R. L. (org.). Atuação de professores: propostas para a ação reflexiva no ensino fundamental. Araraquara: JM, 2003. p. 53-61.
ARENA, D. B. O ensino da ação de ler e suas contradições. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 237-247, jan./jun. 2010.
ARENA, D. B. Considerações em torno do objeto a ser ensinado: língua, linguagem escrita e atos culturais de ler e de escrever. In: MORAES, D. R. S.; GUIZZO, A. R. (org.). Coletânea de artigos: Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas, 09 a 11 de outubro de 2017. Foz do Iguaçu (PR): UNILA/UNIOESTE, 2017. p. 13-28.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CRUVINEL, F. R. A leitura como prática cultural e o processo de escolarização: as vozes das crianças. Marília, 2010. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GERALDI. J. W. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas/SP: Mercado das Letras – ALB, 1996.
GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO – GEGe. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João, 2009.
LEONTIEV, A. N. El desarrollo psíquico del niño em la edad preescolar. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (Antología). Moscou: Progreso, 1987. p. 57-83.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. SP: Ícone/EDUSP, 1988. p. 59-83.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP. Mercado de Letras, 2009 (Série Ideias sobre Linguagem).
VIGOTSKI, L. S. Quarta aula: A questão do meio na Pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.
VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do russo de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Ed. 34, 2017.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas, v. 3. Madrid: Visor, 1995.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. v. 4. Madrid: Visor, 1996.
VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2021-07-03
Publicado em 2021-07-04