SOBRE LETRAR OU ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Renata Teixeira Junqueira Freire
  • Ana Maria Esteves Bortolanza

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.182

Palavras-chave:

Concepção de linguagem. Concepçao de criança. Base Nacional Curricular Comum. Educação Infantil.

Resumo

Este estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica e documental que apresenta uma análise sobre como a criança e a linguagem são apresentadas no documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de Educação Infantil. Faz um breve histórico da legislação brasileira sobre a Educação Infantil e analisa a BNCC para identificar a concepção de linguagem e criança no documento. A análise baseia-se, principalmente, nos fundamentos teórico-metodológicos de Vygotsky e Bakhtin, que discutem a linguagem como instrumento semiótico nas interações sociais por meio da relação do sujeito com o outro. O estudo mostra que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) não apresenta uma concepção clara de linguagem que norteie o trabalho docente na Educação Infantil, limitando-se a situar sua função comunicativa em situações de uso no cotidiano.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro & João

Editores, 2010.

_____. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAJARD, E. Au Brésil, l’entrée dans le monde lettré. Ensino Em Re-Vista, v. 20, n. 2, p.

--507, jul./dez. 2013 (tradução Arena, D. B.; Arena, A. P. B).

______. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.

BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

. Acesso em: 03 jul. 2016.

_____. Ministério da Educação. Lei 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos

arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.

planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm . Acesso em: 07 jun. 2016.

_____. Ministério da Educação.Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://

agendaprimeirainfancia.org.br/arquivos/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 07

jun. 2016.

_____. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Brasília:

MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/

bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 09 set. 2016.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.;

LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1994.

SETUBAL. M. A. Direito de brincar e de aprender. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jan.

Coluna Tendências & Debates

VYGOTSKY, L S. Obras Escogidas, v. III. Madri: Visor, 2000.

_____. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,

a.

_____. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, no.

, 2010b.

Publicado

2016-07-31

Como Citar

Teixeira Junqueira Freire, R., & Esteves Bortolanza, A. M. (2016). SOBRE LETRAR OU ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LINGUAGEM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.182

Edição

Secção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-07-14
Aceito em 2017-07-14
Publicado em 2016-07-31