CARTILHA CAMINHO SUAVE: ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO, TRAJETÓRIA E PERMANÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Cancionila Janzkovski Cardoso
  • Lázara Nanci de Barros Amâncio

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.248

Palavras-chave:

História da cartilha. História da alfabetização. Caminho Suave. Cartilha de alfabetização. Método de alfabetização.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre aspectos da constituição, trajetória e permanência da cartilha Caminho Suave, de autoria da professora Branca Alves de Lima, publicada pela primeira vez em 1948. A proposta da autora de “Alfabetização pela Imagem” foi analisada comparando-se três impressos do acervo do Grupo ALFALE: Caminho Suave, 69ª ed., 1967; Caminho Suave – Renovada e Ampliada, 1987, 97ª ed.; Manual do Professor, S/D, 7ª ed.. Mediante procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa histórica, são apontados aspectos do contexto da produção desse recurso didático, pressupostos e concepções que o embasam, bem como alterações ao longo do tempo. A reflexão e análise permitiram, em parte, a compreensão dos fundamentos da formulação pedagógica de Branca Alves de Lima.

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Janzkovski Cardoso, C., & de Barros Amâncio, L. N. (2018). CARTILHA CAMINHO SUAVE: ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO, TRAJETÓRIA E PERMANÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.248

Edição

Secção

DOSSIÊ “CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL”
Recebido em 2018-04-27
Aceito em 2018-04-27
Publicado em 2018-05-11