A PROPOSTA PIONEIRA DA ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO NO BRASIL E SUA APROPRIAÇÃO PELAS ALFABETIZADORAS, EM MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.337Palavras-chave:
Alfabetização como processo discursivo. Ana Luiza Bustamante Smolka. Produção acadêmica. Alfabetizadoras mato- grossenses.Resumo
Neste artigo apresentam-se resultados parciais de pesquisas que visam a contribuir para a ampliação da compreensão sobre o processo discursivo no ensino inicial da leitura e da escrita para crianças de escolas públicas, em Mato Grosso. Elaborou-se um instrumento de pesquisa mediante revisão bibliográfica e documental e a análise da configuração textual da tese de Ana Luiza Smolka. O mapeamento preliminar da produção acadêmica indica que essa proposta tem se disseminado pelas cinco regiões do país e que, ao se apropriarem dessa concepção, as alfabetizadoras experimentaram a função transformadora da linguagem em suas salas e relações de ensino dentro e fora da escola, transformando a monotonia em espaços dinâmicos e saborosos de ensinar-aprender a serem autoras e protagonistas de suas histórias de ler e escrever.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
CARLOS, Thais Rodrigues; OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. Leitura deleite: O pro- cesso discursivo como (im)possibilidade do trabalho com textos literários para crianças. Olhares: Revista do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 7, n. 2, p. 129-143, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9522. Acesso em: 10 dez. 2019.
DELMONDES, Cristiane Dias Santos; OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. As contribui- ções de Vygotsky e Smolka para o ensino inicial da leitura e da escrita. In: XIV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – ANPED-CO, 2018, Cáceres. Anais [...]. Cáceres: Unemat, 2018.
DELMONDES, Cristiane Dias Santos; OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. Balanço das produções acadêmicas sobre a alfabetização numa perspectiva discursiva (1987/2019). In: IV Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2019.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-49.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
MAGNANI, M. R. M. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.
MAGNANI, M. R. M. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). Idéias (FDE/SEE/SP), n. 13, p. 101-106, 1992.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo/1876-1994. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Na história do ensino da literatura no Brasil: pro- blemas e possibilidades para o século XXI. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 23-43, abr./jun. 2014.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Entre a literatura e o ensino: A formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. Era uma vez O nabo gigante: a contribuição dos contos acumulativos para a formação de pequenos leitores. In: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; PALMA, Rute Cristina Domingos da; CARVALHO, Sandra Pavoeiro Ta- vares (org.). Docência na Educação Infantil: pesquisas, práticas, formação. Cuiabá: Editora Sustentável, 2017.
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. A contribuição dos impressos pedagógicos na História da Alfabetização, em Mato Grosso (1990/2017). Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.8, n.24, p.03-16, set./dez. 2018.
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de. Alfabetização como um espaço discursivo. Instru- toria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento – ciclo de alfabetização. Cuiabá, 2019. 10p. (Digitado)
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de; ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. Alfabetização e letramento: práticas pedagógicas de professores da pré-escola e 1o ano do ciclo de alfabeti- zação, em duas escolas municipais de Cuiabá-MT. Cuiabá: UFMT, 2016. p. 1-8. (Digitado)
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de; ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes. A arte de ensinar a contar, cantar e ler histórias para e com crianças: experiências estético-formativas. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico (Org.). Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar. Erechim: Habilis Press, 2018a. p. 303-324.
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de; ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. 2018. Relatório parcial de pesquisa. Alfabetização e Letramento: práticas pedagógicas de professores da pré-escola e 1o ano do ciclo de alfabetização, em duas escolas municipais de Cuiabá-MT. Cuiabá: UFMT/PROPEQ, 2018b. 19p. (Digitado)
OLIVEIRA, Bárbara Cortella Pereira de; ARAÚJO, Nilza Cristina Gomes de. A arte de ensi- nar a contar, cantar e ler histórias para e comcrianças: experiências estético-formativas. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico (org.). Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar. Erechim-RS: Habilis Press, 2018a. p. 303-324
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2012.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; GÓES, Maria Cecília. (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não) coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamente; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Questões de desenvolvimento humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 107-128.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; MAGIOLINO, Lavinia Lopes Salomão; ROCHA, Maria Silvia P. M. Librandi da. Crianças, linguagem oral e linguagem escrita: modos de apro- priação. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações. Brasília: MEC/SEB, 2016. p. 79-116 (Caderno 3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2020-03-24
Publicado em 2020-03-24