ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL – DISPUTAS DE CONCEPÇÕES NAS DÉCADAS DE 1950 A 1990
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.386Palavras-chave:
Alfabetização de Jovens e Adultos, Distrito Federal, Conscientização Política, Educação compensatória.Resumo
O artigo apresenta o contexto histórico da alfabetização de adultos no Distrito Federal (DF), desde o início da construção de Brasília, final da década de 1950, até 1990. Resulta de pesquisa bibliográfica, documental e depoimentos de sujeitos históricos, que vivenciaram experiências de alfabetização de jovens e adultos, numa tentativa de recompor cenário, políticas e sujeitos envolvidos nessas iniciativas. A documentação, as referências bibliográficas e os depoimentos acessados pela pesquisa indicam uma disputa conceitual presente na educação voltada a jovens e adultos trabalhadores do Distrito Federal. Por um lado, uma perspectiva de alfabetização referenciada na formação e conscientização política, desde as primeiras experiências de alfabetização de adultos coordenadas por Paulo Freire, no contexto da década de 1960, e que serão retomadas pelos movimentos populares no final do Regime Militar. Por outro lado, a proposta de escolarização aligeirada e compensatória, através dos programas implementados pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), projeto oficial de alfabetização de adultos do Regime Militar, e da consolidação do modelo de educação supletiva.
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Aceito em 2020-03-25
Publicado em 2020-03-25