COMO FORMAR UM PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA? DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Luciana Piccoli UFRGS

Palavras-chave:

Alfabetização. Professor alfabetizador. Formação inicial. Currículo. Curso de Pedagogia.

Resumo

Neste texto, discute-se a formação inicial do professor alfabetizador nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais da Região Sul do Brasil. Faz-se uma caracterização curricular das disciplinas mais diretamente relacionadas à formação do alfabetizador para problematizar os limites de tal formação nos currículos vigentes. Argumenta-se que o professor alfabetizador se constitui, ao longo da graduação, quando se dirige a essa área específica como preferencial, canalizando suas atuações para turmas de alfabetização, o que não ocorre com todos os licenciandos em Pedagogia. Em decorrência, entende-se que se garante, de modo parcial, a formação do pedagogo como alfabetizador, devido ao próprio caráter generalista dos currículos.

            Palavras-chave: Alfabetização. Professor alfabetizador. Formação inicial. Currículo. Curso de Pedagogia.

 

Abstract

In this paper, it is discussed the initial training of literacy teachers at Pedagogy courses of Federal Universities of Southern Brazil. It’s made a curriculum characterization of the disciplines most directly related to the training of literacy teachers to discuss the limits of such training in the standing curricula. It is argued that the literacy teacher constitutes himself, along the graduation, when addressing this particular area as preferred, focusing his performances for literacy classes, what does not occur with all undergraduates in Pedagogy. As a result, it is understood that it is guaranteed, in a partial way, the formation of the pedagogue as literacy teacher, due to the very general nature of the curricula.

Keywords: Literacy. Literacy teacher. Initial training. Curriculum. Pedagogy Course.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.loading##

Referências

BAGNO, Marcos. Língua. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 190-192.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012a.

BRASIL. Manual do Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012c.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2012.

BUNZEN, Clecio. Ensino de Língua Portuguesa. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 97-98.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.

CAMINI, Patrícia. Por uma problematização da classificação das escritas infantis em níveis psicogenéticos. Porto Alegre, 2015. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.

GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1985a.

GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1985b. p. 49-69.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.

MARQUES, João Vítor. Quem é o professor alfabetizador? Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, n. 38, p. 8-11, maio/jun. 2014.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Aprender com o passado: movimento crucial para a melhoria da alfabetização. Letra A: o jornal do alfabetizador, Belo Horizonte, n. 34, p. 12-14, maio/jun. 2013. (Entrevista concedida a Júlia Pelinson).

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: uma revolução conceitual na história do ensino de língua e literatura no Brasil. In: SILVA, Lilian Lopes Martins da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeira; MORTATTI, Maria do Rosário Longo (orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de língua portuguesa. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. p. 5-28.

PICCOLI, Luciana. Planejar para incluir a todos: por que precisamos discutir “como” diferenciar o ensino no ciclo de alfabetização (no prelo).

PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

SIMÕES, Luciene. Reflexão linguística e práticas discursivas na infância e na escola. In: III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança: saberes em contraponto. Porto Alegre: UFRGS, 2015. (Comunição oral).

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação: uma arena de significados. In: COSTA, Maria Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. P. 116-138.

SOARES, Magda. Simplificar sem falsificar. Guia da alfabetização: os caminhos para ensinar a língua escrita. São Paulo: Segmento, n. 1, p. 6-11, 2010. (Entrevista).

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Piccoli, L. (2015). COMO FORMAR UM PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA? DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(1). Obtido de https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/42

Edição

Secção

ARTIGOS
Recebido em 2015-06-29
Aceito em 2015-06-29
Publicado em 2015-06-29