A TEORIA DA MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM PORTUGAL
TRANSFORMAÇÃO PRÁTICA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2020455Palavras-chave:
Multimodalidade, Multiletramentos, Educação da Infância, Aprendizagem profissionalResumo
Neste artigo, apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa-ação que visa contribuir para o entendimento da relevância da teoria da multimodalidade para a construção da pedagogia da infância. Começamos por problematizar a conceção do domínio da comunicação e expressão nos documentos reguladores da ação dos educadores de infância em Portugal, aí situando a realização de uma pesquisa-ação com a qual a primeira autora experimentou e investigou as possibilidades e condições da aplicabilidade da teoria da multimodalidade e inquiriu a sua própria construção de saberes profissionais através de um processo autossupervisivo. A análise do subconjunto de dados que apresentamos neste artigo, incidentes nas representações multimodais escolhidas por uma criança, recolhidos de forma naturalista e analisados usando a técnica da análise de conteúdo multimodal, apontam para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância como abraçando o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais, e não exclusivamente dos modos oral e escrito da linguagem verbal. A análise evidencia também transformações fundamentais identificadas na teoria prática da educadora-
investigadora e decorrentes da experimentação da teoria da multimodalidade. A principal conclusão do estudo é a da constatação empírica de que a teoria da
multimodalidade se constitui como uma ferramenta teórica relevante para a construção da pedagogia da infância e para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância.
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Aceito em 2020-11-02
Publicado em 2020-12-03