O METHODO RAPIDO PARA APRENDER A LER DE JOÃO KÖPKE E AS POLÊMICAS EM TORNO DA SOLETRAÇÃO, SILABAÇÃO E PALAVRAÇÃO (1874-1879)

Autores

  • Cláudia Panizzolo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2022672

Palavras-chave:

João Köpke, Métodos de ensino da leitura, Método sintético, Cartilhas, Silabários

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir aspectos de duas cartilhas, em seu conteúdo e materialidade. Toma como fontes documentais as publicações de João Köpke, o Methodo rapido para aprender a ler (1874) e o Methodo racional e rapido para aprender a ler sem soletrar (1879), além de artigos de jornais. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História Cultural e tendo a análise documental como procedimento adotado, considera as cartilhas como artefatos culturais. O estudo permite uma compreensão sobre os modos de processar os métodos para o ensino da leitura, propostos por João Köpke, especialmente o sintético, assim como sua relação com outros educadores de sua época.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Panizzolo , C. . (2022). O METHODO RAPIDO PARA APRENDER A LER DE JOÃO KÖPKE E AS POLÊMICAS EM TORNO DA SOLETRAÇÃO, SILABAÇÃO E PALAVRAÇÃO (1874-1879). Revista Brasileira De Alfabetização, (18). https://doi.org/10.47249/rba2022672

Edição

Secção

DOSSIÊ
Recebido em 2022-12-23
Aceito em 2022-12-23
Publicado em 2022-12-31