O MÉTODO DA FONAÇÃO CONDICIONADA E REPETIDA MATERIALIZADO NA CARTILHA A CASINHA FELIZ, DE IRACEMA MEIRELES E ELOISA MEIRELES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2024969

Palavras-chave:

Método fônico, Fonação condicionada e repetida, A casinha feliz, Iracema Meireles, Eloísa Meireles

Resumo

A fim de contribuir para as reflexões sobre a história da alfabetização no Brasil, com especial atenção aos aspectos atinentes à metodização do ensino inicial da leitura e da escrita pelo método fônico, este trabalho apresenta resultados de pesquisa da análise do método denominado “Fonação Condicionada e Repetida” materializado na cartilha A casinha feliz, de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. Mediante abordagem histórica, com base nos aportes da História Cultural, a pesquisa evidenciou que o método da Fonação Condicionada e Repetida é resultado da fusão de ideias de diversas correntes teóricas do movimento renovador da Escola Nova, bem como da foniatria, psicologia comportamental, funcionalista e experimental. Além disso, apesar de adaptações na cartilha ao longo de sua trajetória editorial, seu núcleo metodológico permaneceu inalterado até o presente.

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Biografias Autor

Bruno Marini Bruneri , Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2024). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), graduação em Letras pela Universidade do Oeste Paulista (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É professor efetivo de Língua Portuguesa e Inglesa na rede municipal de ensino de Álvares Machado/SP e na rede estadual de ensino de São Paulo e membro do  Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura - NIPELL, da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em ensino de língua materna e estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: alfabetização, história da alfabetização, leitura, prática de ensino da língua portuguesa e

Fernando Rodrigues de Oliveira , Universidade Federal de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. 

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

Bruneri , B. M. ., & Oliveira , F. R. de. (2025). O MÉTODO DA FONAÇÃO CONDICIONADA E REPETIDA MATERIALIZADO NA CARTILHA A CASINHA FELIZ, DE IRACEMA MEIRELES E ELOISA MEIRELES . Revista Brasileira De Alfabetização, (22), 1–16. https://doi.org/10.47249/rba2024969

Edição

Secção

ARTIGOS
Recebido em 2025-01-06
Aceito em 2025-01-06
Publicado em 2025-01-08