O TEXTO NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.199Resumo
Desde que concebido, o bebê está imerso num mundo de sons. Com uma rapidez incrível, percebe quando estes sons lhe são dirigidos, debruçando-se o adulto sobre seu berço ou tomando-o no colo e com ele conversando. E também rapidamente ele começa a distinguir, neste emaranhado de sons, o som da voz da mãe, do pai ou do seu cuidador. Qualquer família que tenha tido filhos – porque a família não se define pela união de um macho com uma fêmea e sua prole – sabe: quando o pai ou a mãe chegam do trabalho e de longe falam com seu bebê, este se movimenta, às vezes se agita e ri, mostrando que reconhece a voz de quem lhe é próximo.
Métricas
Referências
BÁRCENA, Fernando. La esfinge muda. El aprendizaje del dolor después de Auschwitz. Barcelona: Anthropos, 2001.
BRECHT, Bertold. Poemas e Canções. Trad. Geir Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, João Wanderley. Desigualdades e diferenças: a esclerose da sensibilidade. VII Encontro Despatologiza. Unicamp, 10.10.2017. Disponível em: http://portos.in2web.com.br/passagens-blogdogeraldi Acesso em: 10 out. 2017.
KERTÉSZ, Imre. Kadish. Por uma criança não nascida. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
WHEATCROFT, Andrew. Infiéis. O conflito entre a Cristandade e o Islã. 638-2002. Rio de Janeiro: Imago, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2017-11-29
Publicado em 2017-11-29