DESAFIOS E PRESSUPOSTOS ATUAIS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021462

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, direito à educação, escolarização, políticas públicas educacionais

Resumo

 

 Este estudo tem por objetivo discutir a atualidade da alfabetização de jovens e adultos, à luz da contextualização de seus conceitos, princípios e práticas. A partir de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, tece-se a análise sobre a ausência de políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito federal, em diálogo com autores que tratam do tema da alfabetização, com vistas a problematizar o seu lugar na EJA, apresentando alguns de seus desafios e pressupostos. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de maior visibilidade da EJA nas políticas públicas educacionais, bem como um esforço para que as práticas pedagógicas visem a elaboração do sistema de escrita alfabético e a maior familiaridade entre as diversas práticas sociais de uso da linguagem. 

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Biografia do Autor

Jaqueline Luzia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7164-9542

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Silva, J. L. da. (2021). DESAFIOS E PRESSUPOSTOS ATUAIS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 1–11. https://doi.org/10.47249/rba2021462

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2020-11-21
Aceito em 2021-11-17
Publicado em 2021-12-09