DESAFIOS E PRESSUPOSTOS ATUAIS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021462Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, direito à educação, escolarização, políticas públicas educacionaisAbstract
Este estudo tem por objetivo discutir a atualidade da alfabetização de jovens e adultos, à luz da contextualização de seus conceitos, princípios e práticas. A partir de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, tece-se a análise sobre a ausência de políticas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito federal, em diálogo com autores que tratam do tema da alfabetização, com vistas a problematizar o seu lugar na EJA, apresentando alguns de seus desafios e pressupostos. As conclusões do estudo apontam para a necessidade de maior visibilidade da EJA nas políticas públicas educacionais, bem como um esforço para que as práticas pedagógicas visem a elaboração do sistema de escrita alfabético e a maior familiaridade entre as diversas práticas sociais de uso da linguagem.
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Accepted 2021-11-17
Published 2021-12-09