ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN

QUANDO OS CADERNOS FALAM...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021501

Palavras-chave:

Intercultural Education. Literacy. Teaching. Amazon.

Resumo

O ingresso das sociedades indígenas na cultura escrita constitui o objeto deste estudo no âmbito da Educação Intercultural. O artigo analisa as concepções de alfabetização da docência indígena evidenciadas em cadernos escolares de crianças de uma escola da Amazônia. O estudo de caráter qualitativo adotou como fonte de dados a pesquisa documental. Os resultados apontam que no trabalho de alfabetização há atividades significativas com orientações construtivistas e algumas empiristas. Embora a história da aquisição da leitura e escrita na etnia Gavião Ikolen tenha ocorrido por meio da atuação missionária e suas cartilhas, atualmente é realizada por docentes indígenas que utilizam materiais diferenciados que sugerem processos próprios de ensinar/aprender com aproximações construtivistas.

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Biografia do Autor

Alberto Júnior Ihv Kuhj Gavião , Universidade Federal de Rondônia

Estudante da Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Professor da Escola Indígena Bekaa, Terra Indígena Igarapé Lourdes, Ji-Paraná, Rondônia.

Vanubia Sampaio dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia. 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

Gomes Neves, J., Gavião , A. J. I. K. ., & Sampaio dos Santos, V. . (2021). ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN: QUANDO OS CADERNOS FALAM. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 91–107. https://doi.org/10.47249/rba2021501

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2021-03-24
Aceito em 2021-09-23
Publicado em 2021-12-09