ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN

QUANDO OS CADERNOS FALAM...

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021501

Palabras clave:

Intercultural Education. Literacy. Teaching. Amazon.

Resumen

O ingresso das sociedades indígenas na cultura escrita constitui o objeto deste estudo no âmbito da Educação Intercultural. O artigo analisa as concepções de alfabetização da docência indígena evidenciadas em cadernos escolares de crianças de uma escola da Amazônia. O estudo de caráter qualitativo adotou como fonte de dados a pesquisa documental. Os resultados apontam que no trabalho de alfabetização há atividades significativas com orientações construtivistas e algumas empiristas. Embora a história da aquisição da leitura e escrita na etnia Gavião Ikolen tenha ocorrido por meio da atuação missionária e suas cartilhas, atualmente é realizada por docentes indígenas que utilizam materiais diferenciados que sugerem processos próprios de ensinar/aprender com aproximações construtivistas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alberto Júnior Ihv Kuhj Gavião , Universidade Federal de Rondônia

Estudante da Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Professor da Escola Indígena Bekaa, Terra Indígena Igarapé Lourdes, Ji-Paraná, Rondônia.

Vanubia Sampaio dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia. 

Citas

BECKER, Fernando. O que é Construtivismo. Idéias. São Paulo: FDE, nº 20, p. 87-93, 1993.

BRASIL. Brasília. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833- 6544 de 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. MEC. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas.

Brasília, 1998.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares em Ação. Alfabetização. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: CNE, 2017.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo jan./dec. 1997.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74> Acesso em: 18 mai. 2019.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1993.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo, Cortez, 2002.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. [2. Reimpr.]. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GIACONE, Antonio. Cartilha para as escolas das Missões Indígenas Salesianas do Rio Uaupés – Rio Negro, Amazonas. 1944. Disponível em: <http://lemad.fflch.usp.br/node/3767> Acesso em: 18/05/2019.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. Anais. CIAIQ 2015. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252> Acesso em: 10/06/2019.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LEONEL JR., Mauro. Relatório Complementar de Avaliação das invasões no Posto Indígena Lourdes – PIL dos índios Gavião e Arara (Karo). Ji-Paraná, agosto, 1984.

MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2008.

NEVES, Josélia Gomes. A Psicogênese na Aldeia: refletindo o processo de alfabetização com professores e professoras indígenas. Revista P@rtes. Disponível em: <https://www.partes.com.br/2005/10/25/a-psicogenese-na-aldeia-refletindo-o-processo-de-alfabetizacao-com-professores-e-professoras-indigenas/> Acesso em: 10/06/2019.

NEVES, Josélia Gomes. Cultura escrita em contextos indígenas. Orientadora: Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargos. 2009. 369f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara. Araraquara– SP, 2009.

REVISTA ESCOLA. O alfabeto não pode faltar. 2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3151/o-alfabeto-nao-pode-faltar> Acesso em: 10/03/2019.

SILVEIRA, Alessandra Amaral da. Cadernos de alunos em fase de alfabetização: o que revelam sobre os tipos de letras ensinados na escola (1930-1970). Anais XI Anped Sul. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR – Curitiba-PR, 2016.

WEISZ, Telma. Idéias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas. In: BRASIL. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Módulo 1. Brasília: MEC/SEF, 2001.

WEISZ, Telma. A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas. Revista Veras, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 11-20, janeiro/junho, 2016, vol. 6. nº 1, 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2014.

ZORÓ, Tapip; ZAWANDU ZORÓ, Agnaldo; NEVES, Josélia Gomes. Alfabetização Intercultural indígena: aprender a ler e escrever na Aldeia Galandjurej - Povo Zoró. Anais XII Seminário de Educação – SED. Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná-RO, 2019.

Publicado

2021-12-09

Cómo citar

Gomes Neves, J., Gavião , A. J. I. K. ., & Sampaio dos Santos, V. . (2021). ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN: QUANDO OS CADERNOS FALAM. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 91–107. https://doi.org/10.47249/rba2021501

Número

Sección

TEMA LIVRE
Recibido 2021-03-24
Aceptado 2021-09-23
Publicado 2021-12-09