ALFABETIZAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA GAVIÃO IKOLEN
QUANDO OS CADERNOS FALAM...
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021501Palabras clave:
Intercultural Education. Literacy. Teaching. Amazon.Resumen
O ingresso das sociedades indígenas na cultura escrita constitui o objeto deste estudo no âmbito da Educação Intercultural. O artigo analisa as concepções de alfabetização da docência indígena evidenciadas em cadernos escolares de crianças de uma escola da Amazônia. O estudo de caráter qualitativo adotou como fonte de dados a pesquisa documental. Os resultados apontam que no trabalho de alfabetização há atividades significativas com orientações construtivistas e algumas empiristas. Embora a história da aquisição da leitura e escrita na etnia Gavião Ikolen tenha ocorrido por meio da atuação missionária e suas cartilhas, atualmente é realizada por docentes indígenas que utilizam materiais diferenciados que sugerem processos próprios de ensinar/aprender com aproximações construtivistas.
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Publicado 2021-12-09