OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba2021505Palavras-chave:
Alfabetização; Método; Produção do Espaço.Resumo
O objetivo do artigo é comunicar discussões sobre a reprodução de concepções que estruturam o edifício do método e configuram o espaço alfabetizador. Como procedimento metodológico foram utilizados fragmentos de memórias e de material de pesquisa provenientes de Pesquisa Participante. Mesmo considerando o pressuposto dos métodos sintéticos e analíticos, de que a língua é um produto a ser repassado através de sua fragmentação em parcelas mínimas, os resultados do estudo apontam que os métodos não se restringem a tais procedimentos mecanicistas, pois que suas concepções também produzem relações sociais que configuram o espaço escolar e as consciências. A fragmentação, homogeneização e hierarquização passam a regular o que se passa, sufocando os processos criativos e autorais.
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Aceito em 2021-09-05
Publicado em 2021-12-09