OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021505

Palavras-chave:

Alfabetização; Método; Produção do Espaço.

Resumo

O objetivo do artigo é comunicar discussões sobre a reprodução de concepções que estruturam o edifício do método e configuram o espaço alfabetizador. Como procedimento metodológico foram utilizados fragmentos de memórias e de material de pesquisa provenientes de Pesquisa Participante. Mesmo considerando o pressuposto dos métodos sintéticos e analíticos, de que a língua é um produto a ser repassado através de sua fragmentação em parcelas mínimas, os resultados do estudo apontam que os métodos não se restringem a tais procedimentos mecanicistas, pois que suas concepções também produzem relações sociais que configuram o espaço escolar e as consciências. A fragmentação, homogeneização e hierarquização passam a regular o que se passa, sufocando os processos criativos e autorais.

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Biografia do Autor

MITSI PINHEIRO DE LACERDA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2552-0590

 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

PINHEIRO DE LACERDA, M. (2021). OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 122–134. https://doi.org/10.47249/rba2021505

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2021-05-07
Aceito em 2021-09-05
Publicado em 2021-12-09